fbpx

“O SANTUÁRIO DEU CERTO”: COMEMORAÇÃO DE DOIS ANOS DE INAUGURAÇÃO DO MAIOR SANTUÁRIO DEDICADO A SANTA RITA DO MUNDO

 

Por Padre Dione Pizza

O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia–MG, é mais uma prova do poder da fé! Na carta aos Hebreus lemos que “fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hb 11,1). E assim tem sido a nossa história: há dois anos era inaugurado o maior Santuário do mundo dedicado à Santa dos impossíveis, e desde então temos provado o mistério da fé e da “esperança que não nos decepciona” (cf. Rom 5,5).

Um projeto idealizado e realizado por um único devoto, o Senhor Paulo Flávio de Melo Carvalho, e doado à diocese de Guaxupé e aos milhares de devotos de Santa Rita, a princípio despertou em muitos corações o temor sobre como seria seu futuro, tendo em vista os muitos desafios econômicos e pastorais que este dom de Deus exigiria de nosso povo. E, eis que dois anos depois, podemos afirmar: o Santuário deu certo!

Ainda resta aprender muito com o Santuário, e ainda existem grandes desafios econômicos e pastorais: o Santuário é jovem, estamos aprendendo a caminhar caminhando, e a cada passo dado, temos a mesma fé que inspirou o coração de Samuel para dizer “até aqui nos ajudou Senhor” (ISm 7,12) e a mesma coragem para afirmar com Abraão: daqui para frente “O Senhor providenciará” (Gn 22,14).

Confirma estas palavras o grande fluxo de peregrinos e visitantes, católicos ou não, das mais diversas classes sociais, cidades, estados, e até de outros países que visitam o Santuário para venerar Santa Rita e adorar o Deus dos Impossíveis. No santuário, tem peregrinos todos os dias e o dia todo, e a impressão dos que chegam é a mesma: este lugar é diferente! Aqui é um lugar de paz!

Nossa pastoral, alicerçada no encontro de Reitores de Santuários de 2023, tem buscado pôr em prática o lema: “Missão e vocação do Santuário: acolher, celebrar, anunciar”.

Acolher porque quem chega no Santuário precisa ter clareza de que está em um lugar único, não por ser o maior do mundo dedicado a Santa Rita, mas porque de fato é a Terra dos Impossíveis! Acreditamos que este é o primeiro passo para o encontro pessoal com Jesus Cristo e para o milagre da conversão. Neste ponto, o Santuário faz como André, que anuncia “encontramos o Messias” (Jo 1,41) e leva o peregrino para Jesus.

Celebrar porque a liturgia católica é “a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força” (SC 10). Por este motivo, nos atentamos ao máximo para que, quem chegar ao santuário, participe de forma ativa e consciente de toda a ação sagrada: mais que uma grande construção ou um local de visitação, o Santuário é a confirmação de que Deus-Emanuel “armou sua tenda entre nós”! (Jo 1,14).

Anunciar porque “conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber… e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DAp 29). Anunciamos Jesus na acolhida alegre e fraterna, nas pregações e meditações, com intensidade nos Areópagos modernos, isto é, nas mídias de comunicação social “proclamando a Palavra no tempo oportuno e inoportuno” (II Tm 4,2).

Assim, o Santuário de Santa Rita é mais um sinal palpável da presença Deus na Diocese de Guaxupé, e embora “nossos sofrimentos leves e momentâneos” (IICor 4,17) anima-nos a emoção de cada devoto que vem em busca de uma intercessão ou para agradecer à Madrinha dos Impossíveis… cada joelho que se dobra em oração é motivo para permanecermos de pé, altaneiros e corajosos, batalhando nesta a obra de Deus.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Jubileu 2025, ‘Peregrinos da Esperança’, é tema central do Encontro Provincial

Entre os dias 14 e 16 de outubro, foi realizado o Encontro Provincial de Animação Pastoral da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, que …

DioceseNotícias

Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Poços de Caldas, celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal

Santuário Nossa Senhora de Fátima em Poços de Caldas celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda …

DioceseNotícias

Primeira Capela dedicada a Santa Carmen Sallés é inaugurada em Passos/MG

Na última sexta-feira (11), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passos, inaugurou a primeira capela do Brasil dedicada a Santa Carmen Sallés, …

DioceseNotícias

Santuário em Cássia lança Turma da Ritinha

Para celebrar o mês das crianças e a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia, …

DioceseNotícias

Padre Gledson Domingos e Padre Mauricio Marques participam do Encontro Anual dos coordenadores e assessores das comissões de Liturgia, do Regional Leste II

Entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, a Comissão para a Liturgia da CNBB Regional Leste 2 se reuniu para …

DioceseNotícias

Dom Jaime é anunciado entre os 21 novos cardeais a serem criados pelo Papa Francisco

O Papa Francisco anunciou neste domingo, 6 de outubro, a criação de 21 novos cardeais num Consistório a ser celebrado no dia 8 …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!