O tema “Inteligência Artificial” pautou o último dia de reflexões, partilha e comunhão da Assembleia Ampliada do Conselho Episcopal do Regional Leste 2 (CONSER), nesta quinta-feira, 28 de novembro, no Instituto de Integração Pessoal – Casa Mãe Acolhedora – ADI, em Belo Horizonte. A Santa Missa presidida por Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora, e concelebrada por Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros e presidente do Regional Leste 2, Dom Airton José dos Santos, arcebispo da Arquidiocese de Mariana e vice-presidente do Regional Leste 2, Dom Joel Maria dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e secretário do Regional Leste 2, deu início às atividades.
A Sessão de trabalho, inspirada pelo tema atual e importante sobre Inteligência Artificial (IA), foi assessorada por Dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo da diocese de Leopoldina. Na oportunidade, Dom Edson partilhou reflexões sobre o uso da IA no dia a dia e como essa ferramenta impacta cada vez mais a vida das pessoas.
Durante a palestra, Dom Edson trouxe conceitos relevantes sobre o universo da Inteligência Artificial, como o que é a IA; os processos cognitivos que envolvem a inteligência humana; as diferenças relacionadas aos métodos de aprendizagem da inteligência artificial; o que é e como funciona a Inteligência Artificial Generativa e os Prompts (palavras-chave ou comandos que ajudam a IA Generativa a gerar conteúdos).
Entre os conceitos explanados pelo bispo estava a metodologia “Deep Learning” (aprendizagem profunda) que ensina a IA a processar dados e a executar tarefas semelhantes à dos seres humanos: “Essa metodologia utiliza algoritmos complexos inspirados no cérebro humano, criando uma rede neural artificial. A aplicação da metodologia vem transformando diversas áreas, como diagnóstico de saúde, detecção de fraudes, robótica e tradução de idiomas”, explicou.
Dom Edson também convidou os participantes a interagirem, conhecendo ferramentas disponíveis de Inteligência Artificial presentes nos aplicativos dos smartphones, além de apresentar reflexões a respeito da utilização da IA Generativa como nova ferramenta de evangelização.
A programação do Conser foi encerrada com Oração e especial agradecimento aos colaboradores e presentes. Ao longo dos quatro dias de atividades, participantes e (Arce)Bispos participaram de palestras sobre temas relevantes para evangelização das comunidades de fé e vivenciaram momentos de espiritualidade, comunhão e partilha entre grupos.
Acompanhe, na galeria de fotos, os registros deste último dia de programação do CONSER: