Ano Sacerdotal: encontros de padres com psicologo foram realizados

Em meados de outubro, a Diocese de Guaxupé iniciou o Ano Sacerdotal Diocesano, que busca valorizar a pessoa do presbítero em todas as suas dimensões. Para marcar o início do Ano Sacerdotal, todos os padres da Diocese foram convidados a participar de momentos de formação humana com o psicólogo Renato Fonseca.


Foram realizados quatro encontros, divididos por faixa etária:

  • No dia 23/10, com os padres de 27 a 40 anos, na Paróquia São Pedro, em Alfenas;
  • No dia 26/10, com os padres de 41 a 50 anos, na Paróquia São José Operário, em Guaxupé;
  • No dia 27/10, com os padres de 51 a 60 anos, na Paróquia São Sebastião, em Alpinópolis;
  • No dia 30/10, com padres acima de 61 anos, na Paróquia Sagrado Coração, em Poços de Caldas.

Segundo Renato Fonseca, psicólogo responsável, “trabalhamos com base e em direção à inteligência emocional para líderes religiosos. A tentativa foi a de ofertar um espaço para reflexão sobre os aspectos da liderança comunitária e as projeções pessoais sobre a comunidade, buscando sobretudo o alinhamento com os propósitos da instituição. Buscamos promover uma integração entre os padres e, sobretudo, o autoconhecimento e a importância do autocuidado, autocompaixão na relação com o outro assim, como disse Jesus “amai o próximo como a si mesmo”.

Entre os objetivos do encontro estavam:

  • Oferecer subsídios psicológicos, terapêuticos e motivacionais aos padres, buscando consequentemente a melhoria do atendimento oferecido à sua comunidade;
  • Criar e estabelecer um espaço de troca de experiências e reflexão acerca do trabalho junto à comunidade, pensando nos desafios atuais e buscando suporte emocional no autocuidado e fortalecimento psicológico;
  • Refletir sobre a função de liderança, sobretudo nos aspectos da inteligência emocional e a necessidade de um trabalho integrado;
  • Oferecer metodologias, ferramentas didáticas e recursos terapêuticos de troca entre os padres, que permitam refletir sobre a função e fortalecer a reflexão e o trabalho em grupo;
  • Compromisso perante a Diocese: caminhar em unidade com o presbitério e o bispo diocesano;
  • Ressignificar o ministério, reacendendo a chama do entusiasmo, vencendo a apatia e sendo presença na dor, com o povo e os irmãos padres, entre outros.

De acordo com padre Luciano Campos Cabral, representante dos presbíteros, “Foi proposto aos sacerdotes que olhassem para si mesmos, que se autoavaliassem e considerando as suas caminhadas, que pudessem buscar sempre, não obstante as suas limitações, a superação de todas as suas dificuldades, todos os seus desafios”.

Com informações e fotos de Renato Fonseca

Últimas Notícias

Igreja no BrasilNotícias

Papa Leão XIV lança nova carta encíclica “Magnifica Humanitas”

O Papa Leão XIV lançou nesta semana sua primeira carta encíclica, intitulada Magnifica Humanitas (“A Magnífica Humanidade”), documento que já vem sendo considerado um marco ...

DioceseNotícias

Cidade de Cássia na Diocese de Guaxupé recebe mais de 7 mil pessoas para celebrar o dia de Santa Rita das Causas Impossíveis

A cidade de Cássia, pertencente à Diocese de Guaxupé, viveu dias de intensa fé e devoção com as celebrações em honra a Santa ...

DioceseNotícias

Padre Sérgio Bernardes participa de encontro dos coordenadores de pastoral do Regional Leste 2 da CNBB em Belo Horizonte

O coordenador de pastoral da Diocese de Guaxupé, Padre Sérgio Bernardes, participa nesta semana do encontro dos coordenadores de pastoral do Regional Leste ...

DioceseNotícias

Primeiro Encontro Vocacional de 2026 da Diocese de Guaxupé reúne mais de 40 vocacionados no Seminário São José

A Diocese de Guaxupé realizou, neste final de semana, o primeiro Encontro Vocacional de 2026, reunindo mais de 40 jovens vocacionados ao ministério ...

DioceseNotícias

Encontro Diocesano do Terço dos Homens acontece na Cúria Diocesana em Guaxupé

A Diocese de Guaxupé realizou, neste final de semana, o Encontro Diocesano do Terço dos Homens, reunindo representantes de diversos grupos e paróquias ...

DioceseNotícias

Encontro do Setor Areado reúne missionários da Campanha da Mãe Peregrina.

No domingo, 17 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor, aconteceu o Encontro de Formação dos Missionários da Campanha da Mãe Peregrina do ...

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!