fbpx

Bispos e administradores diocesanos do Regional Leste 2 participam da 60ª Assembleia Geral da CNBB

A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve início em 19 de abril. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).
 
Os arcebispos, bispos e administradores diocesanos do Regional Leste 2 estão presentes e ao longo da programação participam ativamente das discussões de temas prioritários e diversos que são objetos de reflexão.
 
Durante a primeira sessão, a presidência da CNBB apresentou o relatório de balanço de gestão 2019-2023, que constou das principais iniciativas da entidade nos últimos quatro anos, incluindo campanhas e projetos realizados no período da pandemia. O relatório também trouxe informações sobre as atividades desenvolvidas pelas Comissões da entidade e um balanço dos projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da Campanha da Fraternidade. A segunda sessão foi dedicada à apresentação da análise de conjuntura social ao episcopado brasileiro. Já a terceira abordou a análise de conjuntura eclesial.
 
Reuniões privativas
 
No decorrer da programação da 60ª Assembleia Geral da CNBB, os arcebispos, bispos e administradores diocesanos de Minas Gerais estiveram reunidos para um momento de partilha e avaliação. Além disso, foi possível refletir sobre os pontos do Regimento Interno e as prévias para as Eleições Gerais da entidade.
 
Eleições
 
O episcopado brasileiro está elegendo, desde essa segunda-feira (24), os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência das 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023 para o próximo quadriênio 2023-2026. Até o momento foram eleitos:
 
Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), foi eleito presidente da CNBB em 24 de abril. Ele estará à frente da Presidência da entidade de 2023 a 2027.
 
Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia (GO), irá desempenhar a função de novo primeiro vice-presidente durante os próximos quatro anos, no quadriênio 2023 a 2027. A votação foi realizada na manhã de 25 de abril, sétimo dia da 60ª Assembleia Geral da CNBB.
 
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, bispo de Garanhuns (PE) e atual presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, foi eleito pela 60ª Assembleia Geral da CNBB como segundo vice-presidente da entidade. Ele ficará na função nos próximos quatro anos (2023-2027).
 
Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, foi eleito como novo secretário-geral da entidade. Dom Ricardo desempenhará a função nos próximos quatro anos.
 
Com informações de CNBB Nacional
60a AG 21 de abril 2023 15 - Diocese de Guaxupé Bispos e administradores diocesanos do Regional Leste 2 participam da 60ª Assembleia Geral da CNBB

Últimas Notícias

FormaçãoPapa

“São vícios próprios duma pessoa que sonha ser o centro do mundo” – Catequese do Papa Francisco sobre vícios e virtudes – A inveja e a vanglória

Estimados irmãos e irmãs, bom dia!   Hoje vamos analisar dois vícios capitais que encontramos nos grandes elencos que a tradição espiritual nos …

DioceseNotícias

Coordenadores dos TLC´s se reúnem para momento de formação e espiritualidade

No último sábado (24), os coordenadores dos TLC’s de nossa Diocese, estiveram reunidos para um momento de formação e espiritualidade.   O Encontro …

DioceseNotícias

Dom José Lanza visita Carmelo São José, em Passos/MG

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, Dom José Lanza Neto esteve no Carmelo São José, em Passos/MG, para a preparação da eleição …

DioceseNotícias

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de Guaxupé aborda temas importantes para a Igreja

Na manhã do dia 17 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Guaxupé, reuniram-se os coordenadores de movimentos, pastorais e padres representantes dos setores, …

FormaçãoPapa

“Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade” – Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024

Queridos irmãos e irmãs!   Quando o nosso Deus Se revela, comunica liberdade: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair …

FormaçãoPapa

“Muitas vezes a raiz de tal preguiça é a acédia, que do grego significa literalmente “falta de cuidado”: Catequese do Papa Francisco sobre “vícios e virtudes” – A acédia

Definição de acédia Entre todos os vícios capitais, há um que muitas vezes passa em silêncio, talvez por causa do seu nome, que …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!