A Semana Nacional da Vida acontece todos os anos na primeira semana de outubro.
O objetivo principal desta iniciativa é promover e defender a vida humana em todas as suas fases, desde a concepção até a morte natural. A cada ano, a Semana Nacional da Vida aborda um tema específico relacionado à vida e à família. Neste ano, o tema é sobre a adoção.
A adoção é um gesto de amor que acolhe uma criança, um adolescente, como filho ou filha, oferecendo-lhe um lar, uma família e uma história. A adoção também é uma forma de responder ao chamado de Deus, que nos adotou como seus filhos e filhas por meio de Jesus Cristo (Ef 1,5).
A Igreja reconhece e valoriza a adoção como uma expressão da maternidade e da paternidade espiritual, que transcende os laços biológicos e manifesta a caridade cristã.
Como afirmou o Papa Francisco, em uma audiência no ano de 2019:
Muitas famílias que não têm filhos, certamente, gostariam de ter um, através da adoção: vamos em frente, criemos uma cultura da adoção porque as crianças abandonadas, sozinhas, vítimas de guerra e por aí fora são tantas. Tantas vezes há pessoas que querem adotar crianças, mas existe uma burocracia tão grande – quando não há corrupção pelo meio… Como precisamos de uma cultura que reconheça o valor da vida, sobretudo da vida mais frágil, ameaçada, ofendida, e ao invés de pensar em poder colocá-la de lado, de excluí-la com muros e fechamentos, se preocupe em oferecer cuidados e beleza! Uma cultura que reconheça em todo rosto, inclusive o menor, o rosto de Jesus.
A Semana Nacional da Vida 2023 tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância e a beleza da adoção, bem como incentivar e apoiar as famílias que desejam ou já realizaram essa experiência. Também, essa semana especial, quer denunciar as dificuldades e os entraves que muitas vezes impedem ou dificultam a adoção no Brasil, como a burocracia, o preconceito, a falta de informação e de acompanhamento.
Neste ano, a Semana da Vida será celebrada de 1º a 7 de outubro, com diversas atividades nas comunidades, paróquias, dioceses e regionais da Igreja.
No dia 8 de outubro, celebra-se o Dia do Nascituro, que é o ser humano concebido mas ainda não nascido. Nesse dia, a Igreja reafirma o seu compromisso com a defesa da vida desde o seu início e convida a todos a rezarem pelos nascituros e pelas gestantes.
Oração do Nascituro
Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida. Bendito sejais, porque nos criaste por amor. Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno. Nós vos agradecemos pelos nossos pais e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos. Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem. Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. Daí às pessoas e às famílias o pão de cada dia, a luz da fé e do amor fraterno. Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos. Amém!