fbpx

Semana Nacional da Vida será celebrada entre 01 e 07 de outubro com o tema: “Adoção – Amor com laços do Coração”

A Semana Nacional da Vida acontece todos os anos na primeira semana de outubro.

 

O objetivo principal desta iniciativa é promover e defender a vida humana em todas as suas fases, desde a concepção até a morte natural. A cada ano, a Semana Nacional da Vida aborda um tema específico relacionado à vida e à família. Neste ano, o tema é sobre a adoção.

A adoção é um gesto de amor que acolhe uma criança, um adolescente, como filho ou filha, oferecendo-lhe um lar, uma família e uma história. A adoção também é uma forma de responder ao chamado de Deus, que nos adotou como seus filhos e filhas por meio de Jesus Cristo (Ef 1,5).
A Igreja reconhece e valoriza a adoção como uma expressão da maternidade e da paternidade espiritual, que transcende os laços biológicos e manifesta a caridade cristã.

Como afirmou o Papa Francisco, em uma audiência no ano de 2019:
Muitas famílias que não têm filhos, certamente, gostariam de ter um, através da adoção: vamos em frente, criemos uma cultura da adoção porque as crianças abandonadas, sozinhas, vítimas de guerra e por aí fora são tantas. Tantas vezes há pessoas que querem adotar crianças, mas existe uma burocracia tão grande – quando não há corrupção pelo meio… Como precisamos de uma cultura que reconheça o valor da vida, sobretudo da vida mais frágil, ameaçada, ofendida, e ao invés de pensar em poder colocá-la de lado, de excluí-la com muros e fechamentos, se preocupe em oferecer cuidados e beleza! Uma cultura que reconheça em todo rosto, inclusive o menor, o rosto de Jesus.

A Semana Nacional da Vida 2023 tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância e a beleza da adoção, bem como incentivar e apoiar as famílias que desejam ou já realizaram essa experiência. Também, essa semana especial, quer denunciar as dificuldades e os entraves que muitas vezes impedem ou dificultam a adoção no Brasil, como a burocracia, o preconceito, a falta de informação e de acompanhamento.

Neste ano, a Semana da Vida será celebrada de 1º a 7 de outubro, com diversas atividades nas comunidades, paróquias, dioceses e regionais da Igreja.

 

No dia 8 de outubro, celebra-se o Dia do Nascituro, que é o ser humano concebido mas ainda não nascido. Nesse dia, a Igreja reafirma o seu compromisso com a defesa da vida desde o seu início e convida a todos a rezarem pelos nascituros e pelas gestantes.

 

Oração do Nascituro
Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida. Bendito sejais, porque nos criaste por amor. Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno. Nós vos agradecemos pelos nossos pais e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos. Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem. Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. Daí às pessoas e às famílias o pão de cada dia, a luz da fé e do amor fraterno. Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos. Amém!

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Formação da Equipe Diocesana do Apostolado da Oração

No sábado, 18 de maio, em meio ao Ano da Oração proposto pelo Papa Francisco em preparação para o grande Jubileu da Esperança em 2025, foi realizado …

DioceseNotícias

Chuvas no Rio Grande do Sul: Um chamado à solidariedade e à ação da Diocese de Guaxupé

As fortes chuvas que aconteceram no Rio Grande do Sul, deixaram inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade.   Mediante as necessidades de nossos …

DioceseNotícias

Diácono Renan Brito é ordenado presbítero na Paróquia São João Batista, em Itamogi/MG

No dia 04 de maio, na Paróquia São João Batista, em Itamogi/MG, o Diácono Renan Brito foi ordenado presbítero para a Diocese de …

DioceseNotícias

Padre Janício de Carvalho será o novo Assessor Espiritual do Conselho Central dos Vicentinos de Passos

Atendendo a solicitação feita pelo Presidente do Conselho dos Vicentinos, Messias Natanael Cintra, da cidade de Passos, Dom José Lanza nomeia o Padre …

DioceseNotícias

Bispos divulgam a carta aos cristãos católicos do Brasil elaborada pelo Episcopado brasileiro durante a 61ª AG CNBB

Seguindo a tradição das Assembleias Gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quatro cardeais brasileiros durante a coletiva da quinta-feira, 17 de …

DioceseNotícias

Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará abertura da 61ª Assembleia Geral da CNBB

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja temática principal está voltada à realidade da Igreja no Brasil …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!