Padre Leandro de Melo
Amados irmãos, com a vinda de Jesus Cristo, toda a humanidade deve escutar o grito profético de João Batista: “preparai o caminho do Senhor” (Lc 3, 6).
Por vezes, sabemos das grandes dificuldades que encontramos em nos preparar para o Senhor que vem. Isso exige mudança constante de mente e coração. Somente um coração humilde é capaz de se encontrar com Deus.
Quanto maiores são os apegos e as vaidades no coração humano, mais exigente se torna o anúncio da pessoa de Jesus e seu evangelho. Pela Boa Notícia de Jesus, o homem encontrará o caminho seguro para sua salvação e felicidade plena. Nesse sentido, a liturgia deste fim de semana nos convida a revisitar os desertos interiores e exteriores e, com isso, avançar na vida espiritual.
Nesse tempo especial de preparação para o Natal do Senhor, abramos nosso coração para as novidades de Deus.
Nesse caminho espiritual que fazemos não nos faltará, jamais, a presença iluminadora da Graça, que nos acompanha e dirige nossos passos. Confiar em Deus, assim como confiaram os profetas, os santos e santas, sempre será nossa missão.
Que a luz do Natal do Senhor chegue em todos os corações e quebre os muros do ódio, dos preconceitos, da mentira, enfim, de todos os pecados que nos assombram. Que a presença de Jesus Cristo no meio de nós reacenda o verdadeiro amor e nos faça mais comprometidos com seu Reino.