fbpx

Desafios da Justiça Eclesiástica: Uma Missão Contínua

Sem dúvida o Serviço a Justiça Eclesiástica é um serviço Pastoral de enorme responsabilidade e de grande importância na vida da Igreja, uma missão contínua. Por vezes, este trabalho que exige extrema dedicação e capacitação, não é visto como prioridade para muitos fiéis e clérigos. Tal realidade não se trata de descaso e, sim, falta de um conhecimento mais profundo da sua real importância.

 

A Igreja jamais foi ou será divorcista. Para estancarmos esta ferida numa cultura do descartável e que, consequente, se faz presente em nossas Dioceses, Paroquiais e Tribunais Eclesiásticos. É urgente, atitudes pastorais concretas e a tomada de consciência e ações na estrutura orgânica e formativa do que de fato é o Matrimônio, com uma catequese matrimonial rica em conteúdo e espiritualidade, que desperte e conduza ao Matrimônio realmente os casais que de fato são vocacionados para este Sacramento, maduros e responsáveis para assumi-lo com seus direitos e deveres, com um amor e doação com a específica pessoa com a qual se unirá.

Hoje nossa Diocese conta em sua Justiça Eclesiástica com 27 colaboradores entre juízes auditores/instrutores e notários, sendo alguns presbíteros e a grande maioria leigos de nossas paróquias e setores que exercem no voluntariado. Temos uma enorme demanda processual. Com a pandemia as causas continuaram adentrando no Tribunal e, por quase dois anos, sem depoimento, o que foi razão de morosidade e os poucos membros que tínhamos na justiça canônica até certo tempo atrás. A realidade hoje em nossa Diocese de Guaxupé: temos por volta de 700 Causas em trâmite, sendo ainda pouquíssimos processos de 2016 a 2018, no momento estamos colhendo os Depoimentos de 2019 e Contestações de 2023; em breve iniciaremos os Depoimentos das Causas de 2020 e de 2021.

 

Acreditamos que, em pouco tempo, nossos Processos correrão no prazo que a Justiça Canônica nos pede, no máximo um ano e meio para as Causas Ordinárias, são um tempo bem inferior para as Causas de Rito Breve. Os Processos Documentais, por natureza são mais rápidos e os Processos de Inconsumação são direcionados para o Tribunal da Rota Romana, no Vaticano.

Não limitemos nossos esforços em nossas Paróquias e, consequentemente, em nossa Diocese de Guaxupé, com a Pastoral Familiar, com a Catequese Matrimonial, com a Pastoral junto aos Casais de segunda união e com a Pastoral Judiciária. Existe este grande clamor! “O Senhor ama a justiça e não abandona os seus fiéis” Sl. 37, 28 Pe.

 

Com fotos e informações de Padre Francisco Clóvis Nery — Vigário Judicial

Tribunal Eclesiastico - Diocese de Guaxupé Desafios da Justiça Eclesiástica: Uma Missão Contínua

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Padre Janício de Carvalho será o novo Assessor Espiritual do Conselho Central dos Vicentinos de Passos

Atendendo a solicitação feita pelo Presidente do Conselho dos Vicentinos, Messias Natanael Cintra, da cidade de Passos, Dom José Lanza nomeia o Padre …

DioceseNotícias

Bispos divulgam a carta aos cristãos católicos do Brasil elaborada pelo Episcopado brasileiro durante a 61ª AG CNBB

Seguindo a tradição das Assembleias Gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quatro cardeais brasileiros durante a coletiva da quinta-feira, 17 de …

DioceseNotícias

Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará abertura da 61ª Assembleia Geral da CNBB

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja temática principal está voltada à realidade da Igreja no Brasil …

DioceseNotícias

Diácono Richard é ordenado presbítero na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas/MG

No dia 06 de abril, na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas, o Diácono Richard Oliveira foi ordenado presbítero para …

DioceseNotícias

Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Paraguaçu, se reúne para Benção da Nova Capela dedicada a São José

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se reuniu na noite do dia 18 de março para a Santa Missa e Benção Solene da …

DioceseNotícias

Hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano: confira a letra e partitura

Na última quinta-feira, 28 de março, foi apresentado durante a Missa da Unidade, o hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano. Com a composição …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!