fbpx

Desafios da Justiça Eclesiástica: Uma Missão Contínua

Sem dúvida o Serviço a Justiça Eclesiástica é um serviço Pastoral de enorme responsabilidade e de grande importância na vida da Igreja, uma missão contínua. Por vezes, este trabalho que exige extrema dedicação e capacitação, não é visto como prioridade para muitos fiéis e clérigos. Tal realidade não se trata de descaso e, sim, falta de um conhecimento mais profundo da sua real importância.

 

A Igreja jamais foi ou será divorcista. Para estancarmos esta ferida numa cultura do descartável e que, consequente, se faz presente em nossas Dioceses, Paroquiais e Tribunais Eclesiásticos. É urgente, atitudes pastorais concretas e a tomada de consciência e ações na estrutura orgânica e formativa do que de fato é o Matrimônio, com uma catequese matrimonial rica em conteúdo e espiritualidade, que desperte e conduza ao Matrimônio realmente os casais que de fato são vocacionados para este Sacramento, maduros e responsáveis para assumi-lo com seus direitos e deveres, com um amor e doação com a específica pessoa com a qual se unirá.

Hoje nossa Diocese conta em sua Justiça Eclesiástica com 27 colaboradores entre juízes auditores/instrutores e notários, sendo alguns presbíteros e a grande maioria leigos de nossas paróquias e setores que exercem no voluntariado. Temos uma enorme demanda processual. Com a pandemia as causas continuaram adentrando no Tribunal e, por quase dois anos, sem depoimento, o que foi razão de morosidade e os poucos membros que tínhamos na justiça canônica até certo tempo atrás. A realidade hoje em nossa Diocese de Guaxupé: temos por volta de 700 Causas em trâmite, sendo ainda pouquíssimos processos de 2016 a 2018, no momento estamos colhendo os Depoimentos de 2019 e Contestações de 2023; em breve iniciaremos os Depoimentos das Causas de 2020 e de 2021.

 

Acreditamos que, em pouco tempo, nossos Processos correrão no prazo que a Justiça Canônica nos pede, no máximo um ano e meio para as Causas Ordinárias, são um tempo bem inferior para as Causas de Rito Breve. Os Processos Documentais, por natureza são mais rápidos e os Processos de Inconsumação são direcionados para o Tribunal da Rota Romana, no Vaticano.

Não limitemos nossos esforços em nossas Paróquias e, consequentemente, em nossa Diocese de Guaxupé, com a Pastoral Familiar, com a Catequese Matrimonial, com a Pastoral junto aos Casais de segunda união e com a Pastoral Judiciária. Existe este grande clamor! “O Senhor ama a justiça e não abandona os seus fiéis” Sl. 37, 28 Pe.

 

Com fotos e informações de Padre Francisco Clóvis Nery — Vigário Judicial

Tribunal Eclesiastico - Diocese de Guaxupé Desafios da Justiça Eclesiástica: Uma Missão Contínua

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Dom José Lanza visita Carmelo São José, em Passos/MG

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, Dom José Lanza Neto esteve no Carmelo São José, em Passos/MG, para a preparação da eleição …

DioceseNotícias

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de Guaxupé aborda temas importantes para a Igreja

Na manhã do dia 17 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Guaxupé, reuniram-se os coordenadores de movimentos, pastorais e padres representantes dos setores, …

FormaçãoPapa

“Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade” – Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024

Queridos irmãos e irmãs!   Quando o nosso Deus Se revela, comunica liberdade: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair …

FormaçãoPapa

“Muitas vezes a raiz de tal preguiça é a acédia, que do grego significa literalmente “falta de cuidado”: Catequese do Papa Francisco sobre “vícios e virtudes” – A acédia

Definição de acédia Entre todos os vícios capitais, há um que muitas vezes passa em silêncio, talvez por causa do seu nome, que …

DioceseNotícias

COMUNICADO OFICIAL – PARÓQUIA SANTA TERESINHA DE ITAÚ DE MINAS

Atendendo à solicitação do Revmo. Padre César Acorinte, Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, na cidade de Itaú de Minas/MG, de …

DioceseNotícias

Transferências do Clero

Dom José Lanza Neto, nessa segunda-feira (05), oficializa por meio dessa publicação a transferência dos seguintes padres abaixo:   A paróquia Santa Teresinha …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!