fbpx

Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado

São José foi obediente à vontade de Deus, não uma obediência vazia e escrava, mas no Amor.


São José não desconhecia Deus. Seu conhecimento era temente e verdadeiro. Homem virtuoso, humano, foi aquele que experimentou acolher em seus braços Deus Encarnado e o conduzir, por suas mãos, à escolhida entre todas para ser a mãe do Salvador.


Deus escolheu para ser o guardião da Sagrada família não um homem de grandes sinais externos. Não há relatos nas Escrituras Sagradas que São José tenha feito as águas se moverem, que tenha pregado à grandes multidões e feito belos discursos públicos. Porém, foi achado digno de ser, junto a Virgem Maria, pai adotivo de Jesus.


Papa Bento XVI disse que “o silêncio de São José não manifesta um vazio interior, mas, ao contrário, manifesta a plenitude de fé que ele traz no coração, e que orienta todos os seus pensamentos e todas as suas ações”.


Nesta caminhada quaresmal, a solenidade de São José (que neste ano, por cair no quarto domingo da quaresma, será celebrada no sábado, dia 18) é sempre uma oportunidade de meditarmos em que sua presença nos ajuda em nossa vida, especialmente neste tempo especial de chamado à conversão.


Com ele, podemos caminhar com segurança pelo deserto e nos defender dos falsos ídolos, da perseguição, do medo. Ainda, olhando para São José, recordamos que neste caminho do Reino de Deus cada um recebe um chamado e que nós também somos convidados a guardar o Sagrado em nós, através de uma obediência vivida com amor.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará abertura da 61ª Assembleia Geral da CNBB

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja temática principal está voltada à realidade da Igreja no Brasil …

DioceseNotícias

Diácono Richard é ordenado presbítero na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas/MG

No dia 06 de abril, na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas, o Diácono Richard Oliveira foi ordenado presbítero para …

DioceseNotícias

Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Paraguaçu, se reúne para Benção da Nova Capela dedicada a São José

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se reuniu na noite do dia 18 de março para a Santa Missa e Benção Solene da …

DioceseNotícias

Hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano: confira a letra e partitura

Na última quinta-feira, 28 de março, foi apresentado durante a Missa da Unidade, o hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano. Com a composição …

DioceseNotícias

Coleta para os lugares Santos: saiba por que e como doar

Nesta Sexta-feira Santa, somos convidados a refletir sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. É um dia de profunda espiritualidade, em que …

DioceseNotícias

Dom José Lanza concede ao Diácono Permanente Luiz Sérgio Teixeira o Uso de Ordem

Tendo em vista o povo de Deus e no exercício do seu serviço Episcopal, Dom José Lanza Neto, concede ao Revmo. Diácono Permanente …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!