fbpx

2023: Caminhar juntos, escutar e esperançar a vida de comunidade

Por Rosinei Papi

 

Deus nos livre de uma vida medíocre, vazia e superficial, escreve Papa Francisco, ao nos convidar para a santidade no mundo atual, “quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa” (GE, 1).

 

O papa convoca os discípulos-missionários para abraçar a alegria do Evangelho: o compromisso na defesa da vida, da Casa Comum, do outro e no diálogo com o diferente que caminha conosco. Ele nos convoca ao caminho da sinodalidade, da escuta atenta e amorosa com todas as pessoas, da esperança e da vida em comunidade.

 

Francisco acentua na Fratelli Tutti que somos todos irmãos e a fraternidade é o caminho da esperança. Portanto, nossa missão de evangelizar, ou seja, de tornar o Reino de Deus presente no mundo, com a alegria de sermos seguidores e seguidoras de Jesus de Nazaré, pede de nós um caminho sinodal, mais espaços em nossas comunidades de escuta e de diálogo para esperançar a beleza desafiante da vida em comunidade como resposta ao mundo atual.

 

1. O caminho sinodal: somos chamados a caminhar juntos na comunhão, na participação e na missão. “Se queres andar rápido, caminha sozinho. Se queres ir longe, caminha com os outros” (Cristo Vive, 167). O caminho sinodal não é novidadeiro, mas, ao contrário, é a própria natureza da Igreja. Os cristãos e cristãs que nos precederam caminhavam juntos, tinham tudo em comum, vendiam suas propriedades e seus bens e dividiam entre todos, segundo as necessidades de cada um (Atos 2,44).

 

Papa Francisco convocou todo o povo de Deus para o Sínodo 2021-2024, um grande processo de escuta de todas as vozes internas da Igreja, as vozes externas e as vozes silenciadas para repensar o nosso caminho sinodal hoje. Como a Igreja caminha e como precisa caminhar em sintonia com o Evangelho e os sinais dos tempos? 

 

A mensagem do Sínodo é bem simples: “estamos a aprender a caminhar juntos e a sentar-nos para partir um único pão, de modo que cada um possa encontrar o seu lugar. Todos são chamados a tomar parte desta viagem, ninguém é excluído”. O documento ainda registra que a “comunhão deve conduzir a um estado permanente de missão: encontrar-nos, escutar, dialogar, refletir e discernir em conjunto” a missão que nos é confiada pela Igreja (Documento de Trabalho para a Etapa Continental do Sínodo – DEC, 99-103).

 

WhatsApp Image 2022 12 07 at 15.48.49 1 - Diocese de Guaxupé 2023: Caminhar juntos, escutar e esperançar a vida de comunidade

 

2.A escuta, o diálogo e a esperança: somos chamados a esperançar, a alargar o coração e a mentalidade para acolher, discernir e integrar as realidades presentes no mundo plural que habitamos.

 

O profeta Isaías diz: “Alarga o espaço de tua tenda, estende sem medo as lonas que te abrigam, e estica as tuas cordas, fixa bem as estacas” (54,2). Entre nós há necessidade de alargar os corações e as mentes, e criar espaços em nossas comunidades para escutar atenta e amorosamente as pessoas que estão dentro e fora de nossas tendas. As vozes das comunidades precisam ser ouvidas e valorizadas.

 

Papa Francisco, em Bahrein, país no Médio Oriente, num encontro em novembro de 2022 entre lideranças religiosas, disse que o “diálogo é o oxigênio da paz.” É sinal de esperança, e o Reino de Deus acontece quando sabemos escutar e acolher o outro, buscar pontos de comunhão e objetivos comuns e favorecer, em nossas comunidades, espaços e oportunidades para construir um mundo mais humano e mais fraterno.

 

3.A vida de comunidade: somos chamados a reavivar o dom da convivialidade fraterna. No plano diocesano da ação evangelizadora a vida de comunidade é uma das prioridades. Há urgência do resgate da espiritualidade da vida comunitária.

 

A vida de comunidade é um desafio ousado e uma resposta ao mundo fragmentado, carregado de ódio e intolerâncias. A cultura do encontro e do diálogo precisa ser alimentada em nossas comunidades. Em um mundo plural, dividido, com vozes agressivas, é um desafio a vivência da “mística do nós”, da missão conjunta, do sentido da coletividade e a defesa do bem comum. Mas a Palavra encarnada, Jesus de Nazaré, nos impele a viver em comunidade na partilha e na solidariedade.

           

A autenticidade e a coerência da vida de comunidade constrangem, atraem e convertem as pessoas, “vejam como eles se amam”. Nas comunidades há confrontos e tensões, mas todos se sentam à mesma mesa, partilham a fé e a vida e, juntos, adquirem forças para enfrentar os desafios. Cada comunidade tem sua identidade, suas realidades próprias e seus desafios. É muito importante conhecer o rosto de nossa comunidade, as forças que temos, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades, termos mais tempo de encontros e conversas, mais tempo para nossa espiritualidade comum e, assim, nos fortalecermos para o serviço do Reino de justiça e paz. A vida de comunidade deve nos levar a ter os mesmos sentimentos de Jesus de Nazaré.

         

 Por fim, estamos em direção à uma Igreja sinodal missionária, que vive a dinâmica da corresponsabilidade e da tenda alargada, uma Igreja “em saída”, ministerial, samaritana, pobre com os pobres. “Deus está a preparar algo de novo e nós devemos participar”. Pede-nos “uma escuta que se faz acolhimento”, uma comunidade que tem consciência do sentido de conjunto, que não se fragmenta, mas quer percorrer a estrada juntos e se compromete com quem está perto no caminho.

 

Em 2023, peçamos ao Espírito Santo que sejamos comunidades autênticas e fraternas, carregadas de sentidos e de razões de fé, de amor apaixonado por Jesus de Nazaré, formadas por relações profundas e comprometidas uns com os outros e com a Casa Comum. Que escutemos o grito dos pobres e da terra. Sigamos firmes os passos de Jesus de Nazaré, de Aparecida e de Francisco. Que Deus encontre na Diocese de Guaxupé “Corações ardentes e pés a caminho.”

Últimas Notícias

COMUNICADO OFICIAL

No dia 25 de julho de 2024, SS. o Papa Francisco atendeu à solicitação de pedido de dispensa do Ministério Sagrado, feita

Leia Mais »
DioceseNotícias

Ano Sacerdotal Diocesano da Diocese de Guaxupé: um ano de renovação e oração pelos padres

Por Assessoria de Comunicação da Diocese de Guaxupé O Ano Sacerdotal Diocesano da Diocese de Guaxupé surgiu por inspiração de Dom José Lanza …

DioceseNotícias

COMUNICADO OFICIAL

No dia 25 de julho de 2024, SS. o Papa Francisco atendeu à solicitação de pedido de dispensa do Ministério Sagrado, feita pelo …

DioceseNotícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO CAPELA EM ITAJUÍ – DELFINÓPOLIS

A Diocese de Guaxupé afirma que a Capela de Nossa Senhora das Graças em Itajuí, no Vale da Gurita, município de Delfinópolis, não …

DioceseNotícias

Padres da Diocese de Guaxupé participam do Encontro de Formação para Presbíteros do Regional Leste II, em Ouro Preto

Padres da Diocese de Guaxupé participam do Encontro de Formação para Presbíteros do Regional Leste II, realizado na cidade de Ouro Preto (MG). …

DioceseNotícias

Aconteceu em Guaranésia o 11° Encontrão Diocesano do TLC

No dia 25 de agosto, a cidade de Guaranésia (MG) sediou o 11º Encontrão Diocesano do Treinamento de Liderança Cristã (TLC), reunindo jovens …

DioceseNotícias

Catequistas da Diocese de Guaxupé participam da Primeira Romaria Nacional de Catequistas, em Aparecida/SP

De 30 de agosto a 01 de setembro, acontece no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida/SP, a primeira Romaria Nacional de Catequistas. Norteados …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!