CONVIVENDO COM O MAL

CONVIVENDO COM O MAL

 

Roberto Camilo Orfão Morais

 

De onde vem o mal? Preocupação que nos acompanha e não nos deixa em paz. A Teologia fala do mysterium iniquitatis,” o mistério do mal”, a filosofia e a psicologia apresentam diferentes perspectivas.

 

O escritor alemão, o beneditino Anselm Grün, em seu livro “Convivendo com o mal: A luta contra o demônio no monaquismo antigo”, realiza pertinente reflexão. Defende a importância de levarmos a sério os fenômenos observados pelos padres do deserto, mesmo que na contemporaneidade esses fenômenos recebem outros nomes, dados pela psicologia.

 

Segundo Anselm Grün, os monges ensinam; “não podemos eliminar o mal do mundo, temos que tirar-lhe a força”, o importante para eles era a experiência no confronto com o próprio mal. Antes de especular sobre sua essência, se concentravam em explicar suas técnicas, embora fossem crentes em sua existência.

 

Citando Evágrio Pôntico, ressalta-se duas técnicas diferentes de influência do mal: “a luta por meio das coisas e acontecimentos do mundo exterior, e a luta por meio dos pensamentos e imagens, fantasias”, essa última considerada tortuosa, pois para os antigos monges, o verdadeiro combate trava-se na parte emocional da alma.

 

Com a afirmação de Evágrio Pôntico, “todo excesso provém dos demônios”, Anselm Grün aponta que a falta de moderação do mal significa exatamente não levar em conta as circunstâncias em que determinados comportamentos devem ser observados; “no momento errado aconselham o que é certo, e com isso o transforma em errado”. São atitudes diabólicas, o que separa, coloca as leis e as tradições arcaicas acima do amor.

 

O livro salienta que no monaquismo antigo, as chamadas técnicas dos demônios, são na realidade mecanismos da psique humana, caminhos engenhosos pelos quais os pensamentos e paixões tentam dominar o ser humano.

 

Descreve a chamada doutrina dos oito vícios, desenvolvida por Evágrio Pôntico e Cassiano: Gula, Luxuria, Cobiça, Tristeza, Ira, Acídia, Vaidade e Orgulho. Sendo que para ele, os três primeiros, Gula, Luxuria e Cobiça são “instintos básicos, que fazem parte da natureza humana; devem ser integrados, é preciso que lhe seja imposta a reta medida”. Os três seguintes; Tristeza, Ira, Acídia, são complexos de ser superados, exigindo; “equilíbrio da alma e uma maturidade interior, que só podemos chegar quando nos ocupamos e nos abrimos sem reservas para Deus”. A Vaidade e o Orgulho, são as mais difíceis de se combater, sendo necessário; “sinceridade para consigo mesmo e para relação com Deus”, utilizando-se nessa luta do método antirrético.

 

Por fim, expõe que não se deve desgastar com o mal, e ter sim, maturidade em lidar com ele, aprender a transformá-lo, com toda tranquilidade da alma (ataraxia).  Resumindo, a convivência com o mal, como a descrita pelo monaquismo antigo, Anselm Grün utiliza-se das palavras de um psicólogo da atualidade, Andrew Bard Schmookler:

 

“O bem não irá governar o mundo no dia em que vencer o mal, mas sim no dia em que nosso amor ao bem não pretenda mais realizar-se como triunfo sobre o mal. Quando a paz vier, ela não será criada pelos que de si fizeram santos, mas sim pelos que com humildade aceitaram sua condição de pecadores”.

Leia Mais

Últimas Notícias

mosteiro de claraval 75 anos
DioceseNotícias

MOSTEIRO DE CLARAVAL COMEMORA 75 ANOS DE FUNDAÇÃO

Assessoria de ComunicaçãoNo dia 28 de abril, foi celebrada uma missa especial pela fundação do Mosteiro de Nossa Senhora do Divino Espírito Santo, ...

DioceseNotícias

Monsenhor Hiansen Vieira Franco é ordenado bispo na Catedral Nossa Senhora das Dores

Em uma solene celebração realizada na manhã de sábado, 26 de abril, a Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé (MG), foi palco ...

DioceseNotícias

Milhares de fiéis se reúnem na Praça São Pedro para o último adeus ao Santo Padre

Na manhã dessa quarta-feira (22), foi realizado o translado do corpo do Santo Padre, falecido na última segunda-feira (21), da Casa de Santa ...

DioceseNotícias

Conselho Permanente decide pela suspensão da 62ª Assembleia Geral da CNBB neste ano

Após o falecimento do Papa Francisco, ocorrido ontem, 21, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu pela suspensão ...

DioceseNotícias

NOTA OFICIAL – ORDENAÇÃO EPISCOPAL

A Ordenação Episcopal do Monsenhor Hiansen Vieira Franco será mantida conforme o protocolo já divulgado. A Celebração Eucarística está agendada para o próximo ...

DioceseNotícias

Um mês para a Festa de Santa Rita no santuário de Cássia (MG)

Neste 22 de abril o Santuário de Santa Rita de Cássia, o maior templo do mundo dedicado à “Santa dos Impossíveis”, localizado em ...

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!