Educar para o diálogo

Educar para o diálogo

Roberto Camilo Orfão Morais

 

Recentemente pelas redes sociais, algumas pessoas blasfemaram em favor da existência de um partido nazista no Brasil, algo que nos deixa perplexo. Ser tolerante, não significa tolerar tudo. Para o filósofo André Comte-Sponville, “Tolerar a injustiça de que não somos vítimas, tolerar o horror que nos poupa, não é mais tolerância é egoísmo, é indiferença, ou pior”.

 

Estudiosos apresentam diferentes perspectivas sobre essa onda de estupidez que estamos vivendo. Chama a atenção em particular, as análises que colocam o aumento do medo, como um dos fatores dessa crise. Os excessos de informação e inseguranças têm gerado uma verdadeira epidemia de medo e ódio.

 

Penso que o melhor antídoto contra essa anomalia social seja a educação para o diálogo. A educação, entendida como tudo aquilo que nos humaniza, orienta e nos abre para a plenitude de nossa existência. O diálogo entendido como uma disposição em ouvir e aprender com o outro, e isso não deve ser confundido com o concordar com tudo, ou de negociar o inegociável, como por exemplo o direito e o respeito à vida.

 

O desafio de se praticar o diálogo é o de admitir o risco de não ver prevalecer seu ponto de vista, ou de perceber que para além das opiniões que se opõem as pessoas entre si, exista um lugar comum, sendo necessário para alcançá-lo, desenvolver outra percepção e compreensão.

 

A educação para o diálogo é tarefa da família, das diferentes instituições e de todo o conjunto da sociedade, porém a escola, por ser espaço plural, é campo fértil para se praticar a pedagogia do diálogo.

 

A aula é um momento privilegiado para refletir sobre o diálogo, utilizando por exemplo a frase do psiquiatra e educador Augusto Cury: “os fracos usam a força, os fortes usam o diálogo. Os fracos dominam os outros, os fortes promovem a liberdade”.

 

O manual da Campanha da Fraternidade 2022, registra a relevância de uma educação que provoca a cultura do diálogo, capaz de: “identificar e nomear lugares, situações e ambientes onde a intolerância, a violência e o ódio são disseminados e, assim, refletir suas causas e buscar soluções para sua superação”.

 

Como é proclamado nos evangelhos, Jesus o grande educador, ensina através do diálogo, em sua disposição ouvir os pedidos e relatos de dor e sofrimento. Pelas estradas da Galileia, Jesus presta atenção no outro, de maneira sincera e acolhedora, evidenciando que a arte do diálogo é essencial no anúncio do Reino de Deus. Convida-nos a cruzarmos as Galileias dos nossos tempos, vivenciando a sua fé e assim, construindo uma “civilização do amor.”

 

Como afirma o manual da CF 2022, nenhuma pedagogia que se diga cristã, deverá abster-se de operar o diálogo em todos os níveis e com todos os sujeitos. “Isto será possível à medida em que Cristo, que nos liberta do egoísmo, for tudo em todos” (1 Cor 15,22).  

Leia Mais

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Habemus Papam: cardeal Robert Francis Prevost é eleito o 267º Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana

Os cardeais reunidos no Conclave para a eleição do Sumo Pontífice escolheram o novo Papa da Igreja Católica no quarto escrutínio do Conclave. ...

DioceseNotícias

Terceiro Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Familiar marca início da Fase 2 do INAPAF

Nos dias 3 e 4 de maio, foi realizado o 3º Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Familiar – INAPAF, dando início à ...

mosteiro de claraval 75 anos
DioceseNotícias

MOSTEIRO DE CLARAVAL COMEMORA 75 ANOS DE FUNDAÇÃO

Assessoria de ComunicaçãoNo dia 28 de abril, foi celebrada uma missa especial pela fundação do Mosteiro de Nossa Senhora do Divino Espírito Santo, ...

DioceseNotícias

Monsenhor Hiansen Vieira Franco é ordenado bispo na Catedral Nossa Senhora das Dores

Em uma solene celebração realizada na manhã de sábado, 26 de abril, a Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé (MG), foi palco ...

DioceseNotícias

Milhares de fiéis se reúnem na Praça São Pedro para o último adeus ao Santo Padre

Na manhã dessa quarta-feira (22), foi realizado o translado do corpo do Santo Padre, falecido na última segunda-feira (21), da Casa de Santa ...

DioceseNotícias

Conselho Permanente decide pela suspensão da 62ª Assembleia Geral da CNBB neste ano

Após o falecimento do Papa Francisco, ocorrido ontem, 21, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu pela suspensão ...

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!