fbpx

“Não deixemos que nos roubem o entusiasmo missionário” (EG 80)

“Não deixemos que nos roubem o entusiasmo missionário” (EG 80)

Por Padre José Eduardo, Coordenador do COMIDI Leste 2 e assessor diocesano do COMIDI

“Não deixemos que nos roubem o entusiasmo missionário” (EG 80). Essa afirmação que o Papa Francisco apresenta, em sua Exortação Apostólica, compõe uma série de orientações para que os cristãos batizados não caiam nas tentações do tempo presente e não sejam suscetíveis às forças do ‘mundanismo’ que aflige a época em que vivemos, que podem nos roubar tudo aquilo que nos traz esperança e nos torna, de fato, discípulos missionários do Senhor.

“que os cristãos batizados não caiam nas tentações do tempo presente e não sejam suscetíveis às forças do ‘mundanismo”

A realidade, já chamada de pós-pandêmica, que vivemos atualmente, nos mostra os grandes desafios da evangelização. Esta, marcada, ainda, por cristãos que se preocupam em demasia com destaques pessoais e por um certo relaxamento na vida de fé, no cultivo espiritual e no serviço à Igreja e aos mais necessitados. Cabe a nós, discípulos missionários do Senhor, retomarmos nosso entusiasmo missionário e evangelizador e assumirmos, de fato, nossa identidade, a natureza da Igreja.

“A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na ‘missão’ do Filho e do Espírito Santo” (AG 2).

Nesse trecho, o Concílio Vaticano II recupera a teologia da natureza de nossa Igreja, que é missionária. “Deus é missão; seu amor fontal misericordioso quer comunicar-se ao mundo. Esse amor é o movimento próprio da Trindade. O Filho é o revelador do amor misericordioso do Pai ao mundo e quer levar tudo ao Pai. O Espírito Santo, na sua missão trinitária, plenifica a obra do Pai e do Filho e movimenta a história para que tudo seja um com o Pai.

“A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na ‘missão’ do Filho e do Espírito Santo” (AG)

Assim, compreendemos que a missão não é algo que seja optativo para nós, cristãos, ou mesmo uma mera atividade pastoral como outras que realizamos cotidianamente, mas é a própria natureza, essência da Igreja. Jesus Cristo é Missão, a Igreja é missão, nós, você e eu, somos missão.

A missão é a razão de nosso ser cristão, “é algo que não posso arrancar do meu ser, se não quero me destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo. É preciso nos considerar como que marcados a fogo por essa missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar” (EG 273). Muitos, ainda, “não se dedicam à missão, porque creem que nada podem mudar e assim, segundo elas, é inútil esforçar-se. Com essa mentalidade, torna-se impossível ser missionário” Precisamos fugir desta mentalidade, pois, “Cristo ressuscitado e glorioso é a fonte profunda da nossa esperança, e não nos faltará a sua ajuda para cumprir a missão que nos confia” (EG 275).

“A missão é a razão de nosso ser cristão”

Qual o caminho para que floresça novamente em nossos corações o entusiasmo missionário? Retomarmos a espiritualidade missionária. Segundo São Paulo, em sua Carta aos Romanos, ela é o “caminhar segundo o Espírito” (8,4.9).

Na história bíblica, tantos homens e mulheres partiram, se colocaram no caminho da fé; como Abraão, Moisés, Maria, Pedro, Paulo, se deixaram conduzir pelo Espírito. Ela, a “espiritualidade exprime-se, antes de mais, no viver em plena docilidade ao Espírito, e em deixar-se plasmar interiormente por Ele, para se tornar cada vez mais semelhante a Cristo. Não se pode testemunhar Cristo sem espelhar a Sua imagem, que é gravada em nós por obra e graça do Espírito. A docilidade ao Espírito permitirá acolher os dons da fortaleza e do discernimento, que são traços essenciais da espiritualidade missionária” (RM 87). A espiritualidade missionária também não é algo opcional, ela brota, cresce e floresce da natureza da essência da Igreja. Ela é marca dos seguidores de Jesus, que assumem concretamente os desafios, as necessidades e as opções da Igreja, fazendo de nós, pelo Espírito Santo, testemunhas até os confins da terra (At 1,8) e ao final dos tempos.

Também neste mês, temos a celebração do Mês Missionário, que traz como tema principal “A Igreja é Missão”, com o lema: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). A celebração deste mês em nossas comunidades é uma oportunidade de todos nós, missionários e missionárias, vivermos uma pastoral decididamente missionária, que encarne na vida das pessoas de nossas comunidades eclesiais missionárias esse desejo de levarmos as palavras e os ensinamentos de Jesus àqueles que ainda se encontram distantes, e nos anime para nos tornarmos, de fato, uma Igreja em saída.


“Como gesto concreto de solidariedade, em todas as Igrejas deve ser feita a Coleta Missionária, nos dias 22 e 23 de outubro de 2022. Esta coleta é destinada de forma integral para a missão universal”

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Jubileu 2025, ‘Peregrinos da Esperança’, é tema central do Encontro Provincial

Entre os dias 14 e 16 de outubro, foi realizado o Encontro Provincial de Animação Pastoral da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, que …

DioceseNotícias

Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Poços de Caldas, celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal

Santuário Nossa Senhora de Fátima em Poços de Caldas celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda …

DioceseNotícias

Primeira Capela dedicada a Santa Carmen Sallés é inaugurada em Passos/MG

Na última sexta-feira (11), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passos, inaugurou a primeira capela do Brasil dedicada a Santa Carmen Sallés, …

DioceseNotícias

Santuário em Cássia lança Turma da Ritinha

Para celebrar o mês das crianças e a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia, …

DioceseNotícias

Padre Gledson Domingos e Padre Mauricio Marques participam do Encontro Anual dos coordenadores e assessores das comissões de Liturgia, do Regional Leste II

Entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, a Comissão para a Liturgia da CNBB Regional Leste 2 se reuniu para …

DioceseNotícias

Dom Jaime é anunciado entre os 21 novos cardeais a serem criados pelo Papa Francisco

O Papa Francisco anunciou neste domingo, 6 de outubro, a criação de 21 novos cardeais num Consistório a ser celebrado no dia 8 …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!