fbpx

SENTIDO DA VIDA E A MORTE

SENTIDO DA VIDA E A MORTE

 

Roberto Camilo Orfão Morais

 

Sendo o homem o único animal que sabe que vai morrer, a sabedoria ensina-nos que o sentido que damos à morte traduz o sentido que damos à vida. Para diversos pensadores é o problema filosófico por excelência. Problema este que gera sentimento de angústia, pois a humanidade é desafiada por ela mesma a realizar algo definitivo em um mundo marcado pelo provisório. Segundo Viviane Mosé: “A consciência da morte nos impulsiona em direção à vida: a morte nos impõe a vida como um valor.”

 

Na antiguidade grega temos distintas reflexões sobre a morte, posições que se contrapõem: transcendência e imanência. Na categoria transcendência, podemos citar a tradição socrática-platônica, que procura nos convencer que não devemos temer a morte, pois ela significa a libertação da alma, da prisão do corpo, para a imortalidade. Essa tradição é baseada em uma concepção dualista, mundo das formas e mundo das ideias e o sentido da vida se dá além morte.

Na categoria imanência, temos o estoicismo, que surgiu na Grécia antiga, mas que fez escola em Roma. Está sintetizado nas palavras do poeta Horácio, em seu livro Odes: “Carpe diem quam minimum crédula postero” ou “colha o dia, confia o mínimo no amanhã”. Essa tradição propõe que as quatro paixões básicas; a aversão e o prazer, o medo e o desejo devem ser extirpados da alma, em razão da busca pela perfeição espiritual e moral; asceticismo. A ataraxia estoica, prega o desapego, a apatia como ideal, para não haver sofrimento com a separação provocada pela morte.

 

Com o surgimento do cristianismo, nas palavras do teólogo Leonardo Boff, criou-se uma nova categoria com a crença na encarnação de Deus, a Transparência: “Ela é a presença da transcendência (Deus) dentro da imanência(mundo). Quando isso ocorre, Deus e mundo se fazem mutuamente transparentes”. Na concepção cristã conforme o teólogo José Comblin:” o definitivo entrou no provisório e é aí que o encontraremos”.

 

Para o teólogo Hans Urs von Balthasar, Jesus Cristo em sua missão caminha em direção contraria àquela das doutrinas filosóficas gregas sobre a morte: “não se trata de se desapegar das coisas transitórias para buscar refúgio em um Eterno, mas, ao contrário de lançar as sementes da eternidade nos campos do mundo, deixando que o reino de Deus venha brotar nesses mesmos campos”.

 

Para Hans Balthasar é através do conceito de missão que conseguimos a unidade que procuramos, pois ela consiste em reconciliar o mundo afastado de Deus, por meio do amor. O cristianismo apresenta como ideal a Misericórdia: ter o coração (cors) com os miseri, com os pobres e aflitos no sentido mais amplo de uma e outra palavra.

 

A Fé cristã, afirmou Blaise Pascal: “Um Deus sensível ao coração”. Ame, sem medo, ensina os evangelhos, porque a morte não é a última palavra, mas nos integra e reúne, para toda a eternidade. Para Leonardo Boff, com a ressureição, “tudo se torna imediatamente, presente e integrado o eu, o corpo, a alma, o cosmo e Deus”.

 

 

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Jubileu 2025, ‘Peregrinos da Esperança’, é tema central do Encontro Provincial

Entre os dias 14 e 16 de outubro, foi realizado o Encontro Provincial de Animação Pastoral da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, que …

DioceseNotícias

Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Poços de Caldas, celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal

Santuário Nossa Senhora de Fátima em Poços de Caldas celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda …

DioceseNotícias

Primeira Capela dedicada a Santa Carmen Sallés é inaugurada em Passos/MG

Na última sexta-feira (11), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passos, inaugurou a primeira capela do Brasil dedicada a Santa Carmen Sallés, …

DioceseNotícias

Santuário em Cássia lança Turma da Ritinha

Para celebrar o mês das crianças e a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia, …

DioceseNotícias

Padre Gledson Domingos e Padre Mauricio Marques participam do Encontro Anual dos coordenadores e assessores das comissões de Liturgia, do Regional Leste II

Entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, a Comissão para a Liturgia da CNBB Regional Leste 2 se reuniu para …

DioceseNotícias

Dom Jaime é anunciado entre os 21 novos cardeais a serem criados pelo Papa Francisco

O Papa Francisco anunciou neste domingo, 6 de outubro, a criação de 21 novos cardeais num Consistório a ser celebrado no dia 8 …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!