NO NATAL, DEUS FALA A SEU POVO POR MEIO DO FILHO

Por Padre Sérgio Bernardes

 

Produzida por padres da diocese, Novena de Natal 2022 destaca a ligação entre a Sagrada Família e personagens do Antigo Testamento

 

Quando as casas são preparadas com pequenas luzes para se tornarem mais iluminadas; quando, nos olhares e nas palavras, as atitudes de homens, mulheres e crianças se tornam mais gentis; quando, em torno das liturgias, o anúncio da vinda do Menino Deus se torna mais presente: no coração dos cristãos, é tempo de preparar-se para o Natal de Jesus.

 

Desde criança, o Natal e os dias que o antecediam sempre me despertaram uma sensação de paz e alegria e um dos motivos era porque acompanhava minha mãe nos encontros nas casas da vizinhança, onde se falava do momento mágico que estávamos vivendo: “Jesus está chegando”; isso era motivo mais que justo para fazer festa e reunir os vizinhos, ocasião em que muitos se reconciliavam de conflitos acontecidos durante o ano.

 

Nos encontros, sempre havia, num lugar de destaque, o presépio, muitas vezes improvisado, só com Jesus, ou acompanhado por Maria e José, e, em casos raros, com a presença dos reis magos, dos pastores e dos anjos. Mal sabia naquela época a importância que a Sagrada Família teria para mim hoje, pois tenho uma modesta devoção à família humana de Jesus.

 

Quando chegávamos à casa onde seria o encontro, sempre havia aquela conversa entusiasmada das funções do encontro, “você faz a leitura, você puxa os cantos e você olha as crianças”. Era um clima sempre alegre quando cantávamos o “nossa novena será abençoada, pois o Senhor vai derramar o seu amor…”, pois às vozes se juntavam os gestos das mãos, abençoando uns aos outros. Aquilo era tão cheio de sentido e me fazia sentir verdadeiramente abençoado por aquelas pessoas e por fazer parte daquele grupo naquele instante e lugar.

 

Era bonito ver como as pessoas falavam de Jesus com suas palavras simples, se esforçando para tirar do texto bíblico e das motivações um propósito para a vida de cada um de nós. Talvez, nesses encontros da Novena de Natal, tenha aprendido que Deus nos fala de forma simples e ser cristão é ter a coragem de imitar Jesus nas coisas simples da vida. A cada passo, devemos caminhar sempre com os olhos fixos em Jesus, dizia o lema de uma novena, só depois descobriria que o ensinamento repetido por meus vizinhos era da Bíblia.

 

 Neste ano, pela terceira vez, junto com outros três amigos padres, fui convidado para organizar os encontros da Novena de Natal de nossa diocese. Lembro-me que, desde a primeira vez que o convite surgiu, ficou acertado entre nós: “vamos rezar a novena como aprendemos desde criança em nossas comunidades”.

 

A escolha que fizemos para a Novena de Natal deste ano é pensarmos na ligação profunda dos planos de Deus que, ao longo da História da Salvação, conduz os fatos históricos, iluminados pela graça divina, a fim de aprendermos com o jeito de Deus falar a seu povo.

 

Juntamos pessoas do Antigo Testamento e mostramos como suas histórias se relacionam com a Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José. Para cada um deles, 3 encontros apresentam suas características, costuradas às histórias do Antigo Testamento, e ajudam nosso povo a se preparar bem para contemplar em suas vidas a inspiração que os ajude a viver conforme os planos do Senhor.

 

O texto bíblico que nos iluminou, enquanto percorríamos o caminho da novena, foi encontrado no início do livro de Hebreus, quando o autor sagrado nos apresenta um resumo da história de amor de Deus pela humanidade: “Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual fez os séculos.” (Hb 1, 1-2).

 

Participar da Novena de Natal marcou nossas vocações e nos fez perceber, na fragilidade de um Deus-Menino, a experiência cristã que marcaria nosso serviço à Igreja, anunciando o Evangelho que renasce mais uma vez neste Natal, nos envia para este mundo como cordeiros em meio a lobos, sempre com sua presença e sua voz a nos dizer “não tenhais medo”, e nos convida a nos alegrarmos sempre no Senhor.

 

Leia Mais

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Novas fundações da Diocese de Guaxupé promovem a Escola de Consagrados: modulos de formação para membros das Comunidades.

Aconteceu entre os dias 26 a 29 de junho de 2025, na Casa de Retiros Vila Betania em Machado/MG o Modúlo I da ...

DioceseNotícias

Clero da Diocese de Guaxupé se reune no dia do Sagrado Coração de Jesus para oração pela santificação do Clero

No dia 27 de Junho, o Clero da Diocese de Guaxupé se reunião na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Fama/MG, para celebrarem ...

DioceseNotícias

Representantes da Diocese de Guaxupé participam do encontro de lideranças jovens da CNBB do Regional Leste 2

Neste final de semana, que ocorreu de 20 a 22 de junho, Pe. Rhilton Roger, que atua como Assessor Diocesano das Juventudes, juntamente ...

DioceseNotícias

Santuário de Cássia, em Cássia (MG), recebe a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional

Cássia (MG) – No último domingo (15), o Santuário de Santa Rita de Cássia teve a graça de receber a Imagem Peregrina de ...

DioceseNotícias

Apostolado da Oração do Setor Guaxupé realiza encontro de espiritualidade

No último domingo, 15 de junho, os membros do Apostolado da Oração do Setor Guaxupé se reuniram na Paróquia São José, em Muzambinho, ...

Igreja no BrasilNotícias

ASSEMBLEIA DO CONSELHO EPISCOPAL REGIONAL – CONSER LESTE 2

Acontece de 9 12 de junho, em Belo Horizonte (MG), a Assembleia do Conselho Episcopal Regional – CONSER Leste 2, encontro, promovido pela ...

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!