fbpx

“Porei em vós meu espírito e vivereis” cf. Ez 37,14:setembro, mês da Bíblia

Por Padre Francisco Albertin Ferreira, coordenador dos Grupos Bíblicos de Reflexão

Para os católicos do Brasil, o Dia da Bíblia é comemorado no último domingo de setembro, desde 1947, isto se deve ao fato de 30 de setembro ser o dia de São Jerônimo que traduziu a bíblia do hebraico, grego e aramaico para o Latim a pedido da Igreja Católica, na tradução que ficou conhecida como Vulgata.

            O mês da Bíblia começou em 1971, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e sempre com um livro bíblico e um lema inspirador. Em 2024 foi escolhido o Livro de Ezequiel e o lema: Porei em vós meu espírito e vivereis”(cf. Ez 37,14). O presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Leomar Antônio Brustolin salienta que a celebração do mês da Bíblia em todo o Brasil é expressão de sinodalidade e que as comunidades possam conhecer mais a Palavra de Deus, rezar, meditar, anunciar e testemunhar esta Palavra.

            Ezequiel cujo nome significa: “Deus é minha fortaleza ou força”, era sacerdote e filho de Buzi (cf. Ez 1,3). Exerceu sua atividade profética entre os anos 593-571 a.C e utiliza do gênero literário da teofania. “Estando eu junto com os exilados à beira do rio Cobar, de repente se abriram os céus e eu tive visões divinas” (Ez 1,1).  Deus pede para ele: “Filho do homem, come o que tens aí, come esse rolo e vai falar à casa de Israel”. ‘Eu abri a boca e ele me fez comer o rolo’” (Ez 3,1-2). “Filho do homem, põe em teu coração as palavras que eu te disser e escuta-as com teus ouvidos. Vai, dirige-te aos exilados, teus compatriotas. Fala, dizendo-lhes: Assim fala o Senhor DEUS – quer ouçam, quer não” (Ez 3,10-11).

Conforme é do nosso conhecimento o Exílio da Babilônia aconteceu entre os anos 586-538 a. C. Deus deixou bem claro ao profeta que o povo era rebelde, de cabeça dura e de coração de pedra.

Na parte que engloba os capítulos 33—39 se refere a restauração do povo e uma nova aliança: Deus, como Pastor virá e apascentará suas ovelhas, cuidando de cada uma delas (Ez 34). “Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo. Tirarei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei em vós o meu espírito e farei com que andeis segundo minhas leis e cuideis de observar os meus preceitos. Habitareis na terra que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus” (Ez 36,26-28).

            Tudo isso nos leva a uma das visões enigmáticas e de um grande sentido espiritual. A visão de uma planície repleta de ossos ressequidos (Ez 37,1-14), que simboliza toda a casa de Israel que está no exílio e escravizada, como que morta, sem vida, sem liberdade, sem sonhos e sem esperança. “Eu vos farei sair de vossos sepulcros, ó meu povo, e vos conduzirei para a terra de Israel. […] Porei em vós meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,12.14).

            Dom Leomar afirma que refletir sobre o profeta Ezequiel, pode-se responder ao convite feito pelo nosso Papa Francisco à preparação para o Jubileu 2025. “O convite para que sejamos peregrinos de esperança nos faz ser como Ezequiel: arautos da esperança em meio àqueles que, porventura, possam ter se esquecido de Deus ou perdido o seu caminho”.

Que as nossas comunidades possam estudar o livro de Ezequiel, refletir e meditar a profundeza teológica desta mensagem de vida, esperança, restauração e de uma vida nova.

Últimas Notícias

COMUNICADO OFICIAL

No dia 25 de julho de 2024, SS. o Papa Francisco atendeu à solicitação de pedido de dispensa do Ministério Sagrado, feita

Leia Mais »
DioceseNotícias

Ano Sacerdotal Diocesano da Diocese de Guaxupé: um ano de renovação e oração pelos padres

Por Assessoria de Comunicação da Diocese de Guaxupé O Ano Sacerdotal Diocesano da Diocese de Guaxupé surgiu por inspiração de Dom José Lanza …

DioceseNotícias

COMUNICADO OFICIAL

No dia 25 de julho de 2024, SS. o Papa Francisco atendeu à solicitação de pedido de dispensa do Ministério Sagrado, feita pelo …

DioceseNotícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO CAPELA EM ITAJUÍ – DELFINÓPOLIS

A Diocese de Guaxupé afirma que a Capela de Nossa Senhora das Graças em Itajuí, no Vale da Gurita, município de Delfinópolis, não …

DioceseNotícias

Padres da Diocese de Guaxupé participam do Encontro de Formação para Presbíteros do Regional Leste II, em Ouro Preto

Padres da Diocese de Guaxupé participam do Encontro de Formação para Presbíteros do Regional Leste II, realizado na cidade de Ouro Preto (MG). …

DioceseNotícias

Aconteceu em Guaranésia o 11° Encontrão Diocesano do TLC

No dia 25 de agosto, a cidade de Guaranésia (MG) sediou o 11º Encontrão Diocesano do Treinamento de Liderança Cristã (TLC), reunindo jovens …

DioceseNotícias

Catequistas da Diocese de Guaxupé participam da Primeira Romaria Nacional de Catequistas, em Aparecida/SP

De 30 de agosto a 01 de setembro, acontece no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida/SP, a primeira Romaria Nacional de Catequistas. Norteados …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!