fbpx

QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE DEUS? (Rm 8, 35)

QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE DEUS? (Rm 8, 35)

 

Dom José Lanza

 

Considerar o fato da morte de Jesus, após sua crucificação, não exige que se tenha uma experiência de fé, pois nisso também creem os judeus e os pagãos, isso seria simplesmente considerar um fato histórico. Porém, para nós que cremos e valorizamos o dado da fé cristã, é a Ressurreição de Cristo que consideramos como um grande evento da História da Salvação e, assim, cremos que Jesus Cristo verdadeiramente ressuscitou.

 

Estamos vivendo tempos difíceis e sem respostas para muitas situações, perguntas e dúvidas. A pandemia evidenciou e ampliou o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças, já presentes no período pré-pandêmico.

 

Temos experimentado o desânimo, a decepção, o cansaço e, até mesmo, a amargura conformista, que nos tira a esperança, tem se apoderado do nosso olhar. Durante o tempo pandêmico, todos sofremos pela perda de pessoas próximas e queridas; foi nos tirado até a digna despedida de nossos falecidos.

 

Muitos se foram sem a oportunidade de velar seu falecido, ficaram com a imagem de sua entrada no hospital e ali ocorreu o último encontro. Ao que parece ali, foram sepultadas a esperança de vida eterna e a confiança do encontro definitivo com o Senhor. Experimentamos a frieza diante da morte, empurrados para dentro de uma visão puramente pragmática, materialista e profundamente desumana.

 

É necessário anunciar com toda força a Ressureição do Senhor e acreditar no poder do Filho de Deus que venceu a morte, a escuridão, para que uma nova luz brilhe para todos que acreditam. Numa realidade absolutamente materialista, o que vale é só o que se constrói nesta vida, porém para nós cristãos isso é frustrante e muito pequeno em relação às promessas feitas por Jesus: “Na casa de meu Pai há muitas moradas” (Jo 14, 2). O ser humano é feito para o absoluto que já começa nesta vida e tem seu fim último no encontro eterno com o Criador, nosso Pai.

 

Queremos, neste mês de novembro, quando recordamos nossos falecidos, lembrarmos e rezarmos o que nos diz o prefácio para a missa dos fiéis defuntos: “Nele (em Cristo) brilhou para nós a esperança da feliz ressureição. E, aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Senhor, para os que creem, a vida não é tirada, mas transformada. E desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado no céu, um corpo imperecível” (Missal Romano, p. 462).

 

Nada mais justo do que celebrarmos com respeito e dignidade aqueles e aquelas que já se encontram na casa do Pai. Vivamos motivados e esperançados das promessas de Cristo de um dia estarmos todos reunidos na casa do Pai.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Jubileu 2025, ‘Peregrinos da Esperança’, é tema central do Encontro Provincial

Entre os dias 14 e 16 de outubro, foi realizado o Encontro Provincial de Animação Pastoral da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, que …

DioceseNotícias

Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Poços de Caldas, celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal

Santuário Nossa Senhora de Fátima em Poços de Caldas celebra os 70 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda …

DioceseNotícias

Primeira Capela dedicada a Santa Carmen Sallés é inaugurada em Passos/MG

Na última sexta-feira (11), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Passos, inaugurou a primeira capela do Brasil dedicada a Santa Carmen Sallés, …

DioceseNotícias

Santuário em Cássia lança Turma da Ritinha

Para celebrar o mês das crianças e a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia, …

DioceseNotícias

Padre Gledson Domingos e Padre Mauricio Marques participam do Encontro Anual dos coordenadores e assessores das comissões de Liturgia, do Regional Leste II

Entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, a Comissão para a Liturgia da CNBB Regional Leste 2 se reuniu para …

DioceseNotícias

Dom Jaime é anunciado entre os 21 novos cardeais a serem criados pelo Papa Francisco

O Papa Francisco anunciou neste domingo, 6 de outubro, a criação de 21 novos cardeais num Consistório a ser celebrado no dia 8 …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!