“Ser como Jesus, viver do jeito de Jesus”, foi este o enfoque dado pelo padre Luiz Mosconi durante o Encontro Diocesano de Missionários e Missionárias, em Nova Resende (MG), no dia 26 de fevereiro.
O evento contou com a participação de, aproximadamente, 350 pessoas de toda a Diocese de Guaxupé, que viveram a realização das Santas Missões Populares entre os anos de 2014 e 2017. Neste encontro, a assessoria foi dada por padre Luiz Mosconi e a missionária Simone, de Belém do Pará.
“Como foi a pessoa de Jesus?”, essa deve ser a pergunta norteadora para todas as pessoas que desejam se tornar discípulos e discípulas de Jesus, e não apenas meros espectadores ou admiradores.
O processo de tornar-se um verdadeiro cristão é o processo de tornar-se discípulo, seguidor, vivendo com os mesmos sentimentos do mestre. Esse é o único meio capaz de transformar a realidade de uma Igreja contaminada pelo desânimo, pela sociedade sem forma, líquida, sem sentido.
A espiritualidade e a formação são as duas ações que realizam o processo de tornar-se um discípulo de Jesus. É necessário trocar o simples fazer pastoral, como encontros de evento, por um processo contínuo, para toda a vida.
Assim, todos os missionários e missionárias de Jesus poderão dizer como São Paulo: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).
Na Diocese de Guaxupé, um dos caminhos propostos para uma formação permanente e para o fortalecimento da vida em comunidade são os Grupos Bíblicos de Reflexão. Uma proposta de meditação da Palavra de Deus em comunidade, em pequenos setores, em família, em um grupo de amigos.
O objetivo maior da vida em comunidade, da formação, do discipulado e dos Grupos Bíblicos de Reflexão é despertar um amor verdadeiro por Jesus, capaz de transformar a realidade.
O encontro aconteceu durante todo o dia, com ânimo e alegria visíveis nos semblantes dos participantes. No fim da tarde, o dia de espiritualidade e formação foi encerrado com a celebração da Santa Missa presidida por Dom José Lanza Neto, bispo diocesano.