Ano Sacerdotal Diocesano é lançado na Diocese de Guaxupé

Na comemoração da festa da Padroeira de Guaxupé, Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro, Dom José Lanza Neto fez o lançamento do Ano Sacerdotal Diocesano, com o tema: “Reaviva o dom de Deus que há em ti” (2Tm 1,6).

 

O Ano Sacerdotal Diocesano irá acontecer entre outubro de 2023 e setembro de 2024. Durante esse período, a Pastoral Presbiteral, em união com o bispo diocesano, Dom José Lanza Neto, irá desenvolver várias iniciativas com o intuito de trabalhar a vida, a vocação, a saúde física e mental dos padres que residem na Diocese de Guaxupé. Também, será realizado um intenso trabalho na propagação do dever de cada fiel rezar pelas vocações e pelos sacerdotes.

 

De acordo com o representante dos presbíteros, padre Luciano Campos Cabral: 

“Todos nós, presbíteros, juntamente com nosso bispo diocesano, participamos de modo profundo do sacerdócio e do ministério de Cristo, por isso é tão importante darmos maior atenção a quem somos, para vivermos nossa real identidade. Essa inspiração de nosso bispo vem em momento oportuno, dado à realidade tão instável e relativista que vivemos. Levar cada presbítero de nossa diocese a uma provocação verdadeiramente vocacional, sem dúvidas, fará bem não só para nós mesmo, mas para todo o povo de Deus a nós confiados”.

Entre os objetivos do Ano Sacerdotal estão: cuidar dos padres enfermos; reconhecer o trabalho dos padres eméritos e idosos; estimular as comunidades a rezar pelos padres; trabalhar a figura do pároco e suas atribuições; animar os padres em sua missão diária como líderes de comunidade; redescobrir o ardor missionário de uma Igreja em Saída; indicar caminhos e alternativas diante dos desafios da vida pastoral.

 

Para alcançar as metas propostas, acontecerão encontros de formação, simpósios, momentos de partilha e confraternização entre os padres, a peregrinação do quadro do Servo de Deus Dom Inácio João Dal Monte em todas as comunidades da Diocese de Guaxupé, entre outras atividades que serão divulgadas ao longo do ano.

 

Dom José Lanza Neto destacou em sua reflexão: 

“Nesta caminhada que vamos fazer no Ano Sacerdotal é uma oportunidade para irmos identificando os momentos mais significativos do nosso ministério. Nós chegamos no ministério de um jeito, depois vamos nos deparando com os desafios, com as situações duras e difíceis na missão. Mas, “mudamos para continuar os mesmos”, no sentido de não perder as motivações e os ideais do início do ministério. Fomos escolhidos pelo Senhor, recebemos uma missão que não pode ser diferente da missão de Jesus, de dureza e aridez, em muitas situações, mas é n’Ele que encontramos o sentido e as forças necessárias para irmos avante!”

No encerramento da celebração de lançamento, foi apresentado aos padres e a todo povo o logotipo que irá acompanhar o Ano Sacerdotal Diocesano. Também, foi feito o convite para a abertura em Aparecida, no dia 17 de outubro, na peregrinação do clero ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na missa às 9h, transmitida pela Tv Aparecida.

 

Acompanhe abaixo  a explicação do logotipo:

4 - Diocese de Guaxupé Ano Sacerdotal Diocesano é lançado na Diocese de Guaxupé
oRACAO - Diocese de Guaxupé Ano Sacerdotal Diocesano é lançado na Diocese de Guaxupé

Últimas Notícias

Igreja no BrasilNotícias

Papa Leão XIV lança nova carta encíclica “Magnifica Humanitas”

O Papa Leão XIV lançou nesta semana sua primeira carta encíclica, intitulada Magnifica Humanitas (“A Magnífica Humanidade”), documento que já vem sendo considerado um marco ...

DioceseNotícias

Cidade de Cássia na Diocese de Guaxupé recebe mais de 7 mil pessoas para celebrar o dia de Santa Rita das Causas Impossíveis

A cidade de Cássia, pertencente à Diocese de Guaxupé, viveu dias de intensa fé e devoção com as celebrações em honra a Santa ...

DioceseNotícias

Padre Sérgio Bernardes participa de encontro dos coordenadores de pastoral do Regional Leste 2 da CNBB em Belo Horizonte

O coordenador de pastoral da Diocese de Guaxupé, Padre Sérgio Bernardes, participa nesta semana do encontro dos coordenadores de pastoral do Regional Leste ...

DioceseNotícias

Primeiro Encontro Vocacional de 2026 da Diocese de Guaxupé reúne mais de 40 vocacionados no Seminário São José

A Diocese de Guaxupé realizou, neste final de semana, o primeiro Encontro Vocacional de 2026, reunindo mais de 40 jovens vocacionados ao ministério ...

DioceseNotícias

Encontro Diocesano do Terço dos Homens acontece na Cúria Diocesana em Guaxupé

A Diocese de Guaxupé realizou, neste final de semana, o Encontro Diocesano do Terço dos Homens, reunindo representantes de diversos grupos e paróquias ...

DioceseNotícias

Encontro do Setor Areado reúne missionários da Campanha da Mãe Peregrina.

No domingo, 17 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor, aconteceu o Encontro de Formação dos Missionários da Campanha da Mãe Peregrina do ...

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!