O Ano Sacerdotal Diocesano foi aberto nesta terça-feira, dia 17 de outubro. Trata-se de uma iniciativa que visa cuidar e valorizar os padres da Diocese de Guaxupé. A abertura do ano jubilar aconteceu na Santa Missa no Altar Central, da Basílica de Nossa Senhora Aparecida às 9h, presidida por bispo, Dom José Lanza Neto.
Em sua reflexão Dom José Lanza Neto destacou: “Nós queremos ampliar, compreender e aprofundar ainda mais a nossa vocação, este dom precioso que recebemos de Deus. Nós não podemos nos deixar esfriar, por isso vamos criar iniciativas para alcançar nossos objetivos.”
Durante este período, que vai até setembro de 2024, a Pastoral Presbiteral, juntamente com o bispo, irá promover diversas atividades para fortalecer a vida, a vocação, a saúde física e mental dos presbíteros.
Entre os objetivos estão: assistir os padres doentes; reconhecer o trabalho dos padres eméritos e idosos; estimular as comunidades a rezar pelos padres; esclarecer o papel do pároco e suas responsabilidades; animar os padres em sua missão diária como líderes de comunidade; redescobrir o ardor missionário de uma “Igreja em Saída” e apontar caminhos e alternativas diante dos desafios da vida pastoral.
O Ano Sacerdotal se inspira na vida e no testemunho do Servo de Deus, Dom Inácio João Dal Monte, quarto bispo da Diocese de Guaxupé, que está em processo de beatificação desde 2018.
A partir de fevereiro do próximo ano irão acontecer peregrinações com o quadro do Servo de Deus Dom Inácio nas paróquias e nas comunidades da Diocese de Guaxupé. A organização dessas visitas será feita pelos setores pastorais da diocese e contará com uma programação especial de oração e conscientização a respeito da vida e vocação dos padres. Para este ano está previsto o trabalho de divulgação do ano temático.