fbpx

Nova presidência do Regional Leste 2 da CNBB é eleita

Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros (MG) foi reeleito na tarde desta quarta-feira, 31 de maio, como presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O episcopado do Estado de Minas Gerais também escolheu Dom Airton José dos Santos, arcebispo de Mariana (MG), como vice-presidente e Dom Joel Maria dos Santos, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), como secretário. A eleição foi realizada durante a Assembleia do CONSER.

 

Dom José Carlos de Souza Campos – Nasceu em Itaúna (MG) em 03 de janeiro de 1968. Filho de José Pinheiro Campos e Piedade Souza Campos. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas.

Em 2014 foi nomeado como bispo diocesano de Divinópolis (MG). No ano seguinte eleito como Secretário (2015-2019) e em 2019 foi eleito como presidente do Regional Leste 2.

 

Dom Airton José dos Santos – Nasceu em Bom Repouso, no Sul de Minas Gerais, no dia 25 de junho de 1956, primeiro dos sete filhos do casal José Julião dos Santos e Benedita Vieira da Fonseca. Cursou Filosofia no período de 1979 a 1981, nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo, obtendo o título de Bacharel em Filosofia com Licenciatura Plena. No ano seguinte, em 1982, ingressou no curso de Teologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no Ipiranga, em São Paulo.

 

Em 2012, o Papa Bento XVI nomeou Dom Airton como o 7º Bispo e 5º Arcebispo Metropolitano de Campinas. Após o Papa Francisco aceitar a renuncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana, apresentada por Dom Geraldo Lyrio Rocha, tendo completado 75 anos, Dom Airton foi nomeado arcebispo da Igreja Particular em 2018.

Dom Joel Maria dos Santos – Nasceu em 8 de fevereiro de 1966, em Belo Horizonte (MG). Filho de Noraldino Maria dos Santos e Luiza Izabel dos Santos. Possui formação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, da mesma universidade, onde também cursou Psicologia. Tem especializações em Teologia Pastoral, Ciências da Religião e Hermenêutica Bíblica, todas pela PUC Minas.

 

Em 2021, o Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Fonte: CNBB Leste 2

https://www.cnbbleste2.org.br/noticia/nova-presidencia-do-regional-leste-2-da-cnbb-e-eleita-31052023-171803

 

Últimas Notícias

FormaçãoPapa

“São vícios próprios duma pessoa que sonha ser o centro do mundo” – Catequese do Papa Francisco sobre vícios e virtudes – A inveja e a vanglória

Estimados irmãos e irmãs, bom dia!   Hoje vamos analisar dois vícios capitais que encontramos nos grandes elencos que a tradição espiritual nos …

DioceseNotícias

Coordenadores dos TLC´s se reúnem para momento de formação e espiritualidade

No último sábado (24), os coordenadores dos TLC’s de nossa Diocese, estiveram reunidos para um momento de formação e espiritualidade.   O Encontro …

DioceseNotícias

Dom José Lanza visita Carmelo São José, em Passos/MG

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, Dom José Lanza Neto esteve no Carmelo São José, em Passos/MG, para a preparação da eleição …

DioceseNotícias

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de Guaxupé aborda temas importantes para a Igreja

Na manhã do dia 17 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Guaxupé, reuniram-se os coordenadores de movimentos, pastorais e padres representantes dos setores, …

FormaçãoPapa

“Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade” – Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024

Queridos irmãos e irmãs!   Quando o nosso Deus Se revela, comunica liberdade: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair …

FormaçãoPapa

“Muitas vezes a raiz de tal preguiça é a acédia, que do grego significa literalmente “falta de cuidado”: Catequese do Papa Francisco sobre “vícios e virtudes” – A acédia

Definição de acédia Entre todos os vícios capitais, há um que muitas vezes passa em silêncio, talvez por causa do seu nome, que …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!