fbpx

Santuário de Santa Rita de Cássia realiza Missa Vocacional com a presença do bispo diocesano, Dom José Lanza Neto

No domingo, dia 12 de março, foi realizada no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia-MG, a Missa Vocacional como parte do 1º Encontro de Seminaristas e do Ano Vocacional que teve início em 20 de novembro de 2022 e vai até 26 de novembro de 2023.


A missa foi celebrada pelo bispo da Diocese de Guaxupé, Dom José Lanza Neto.


O tema do Ano Vocacional é “Vocação, Graça e Missão” que se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade” e, o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.  Eles foram aprovados na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.


A Missa Vocacional contou com a presença de cerca de 2,5 mil fiéis.


Queridos irmãos e irmãs presentes aqui no Santuário de Santa Rita de Cássia, queridos familiares dos seminaristas, irmãos e irmãs que nos acompanham através dos meios de comunicação do Santuário. Queridos padres, queridos seminaristas, prezado Diácono, nós estamos fazendo a nossa caminhada quaresmal. Neste dia estamos colocando uma atenção especial. Nós estamos aqui peregrinando e dando enfoque ao 3º ano Vocacional, que acontece no Brasil. Porque a Igreja do Brasil entende da necessidade de trabalhamos pelas vocações. Como nos dizia o Papa são João Paulo II, toda evangelização, atividade da igreja, tudo que nós fazemos tem como cume, tem como o ponto alto, a Eucaristia. Quando falamos de Eucaristia, estamos falando do padre, do sacerdote. Então, nada mais justo do que rezarmos pelas nossas comunidades, nossa Diocese, nossos seminaristas e pela juventude”, pronunciou o bispo Dom José Lanza Neto.


A Igreja do Brasil vive seu terceiro Ano Vocacional, um tempo intenso de evangelização com o espírito da Iniciação a Vida Cristã (IVC), segundo a inspiração catecumenal que introduz a pessoa na relação com Deus, com a pessoa de Jesus e na comunidade que também é missionária.

 

A escolha do tema e lema


O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.


Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

“Encarar o desafio de uma espiritualidade para o Ano Vocacional: “vocação” é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é “espiritualidade” como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade”, disse a Comissão organizadora.


O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.


 Mais informações:

Youtube – @redesantaritadecomunicacao

Facebook – santuariodiocesanosantarita

Contato: 35  99718-8719

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Padre Janício de Carvalho será o novo Assessor Espiritual do Conselho Central dos Vicentinos de Passos

Atendendo a solicitação feita pelo Presidente do Conselho dos Vicentinos, Messias Natanael Cintra, da cidade de Passos, Dom José Lanza nomeia o Padre …

DioceseNotícias

Bispos divulgam a carta aos cristãos católicos do Brasil elaborada pelo Episcopado brasileiro durante a 61ª AG CNBB

Seguindo a tradição das Assembleias Gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quatro cardeais brasileiros durante a coletiva da quinta-feira, 17 de …

DioceseNotícias

Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará abertura da 61ª Assembleia Geral da CNBB

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja temática principal está voltada à realidade da Igreja no Brasil …

DioceseNotícias

Diácono Richard é ordenado presbítero na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas/MG

No dia 06 de abril, na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas, o Diácono Richard Oliveira foi ordenado presbítero para …

DioceseNotícias

Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Paraguaçu, se reúne para Benção da Nova Capela dedicada a São José

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se reuniu na noite do dia 18 de março para a Santa Missa e Benção Solene da …

DioceseNotícias

Hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano: confira a letra e partitura

Na última quinta-feira, 28 de março, foi apresentado durante a Missa da Unidade, o hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano. Com a composição …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!