fbpx

Como viver bem o tempo quaresmal?

O tempo quaresmal é um período de quarenta dias que antecede a Páscoa, a principal festa de nossa fé, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Durante esse tempo, todos são convidados a se preparar espiritualmente para esse mistério, através de três práticas: a oração, o jejum e a esmola.

Mas o que significa cada uma dessas práticas e como vivê-las bem no nosso dia a dia? 


A oração

A oração é a elevação da mente e do coração a Deus, em atitude de louvor, agradecimento, súplica e intercessão. A oração é o alimento da alma, que nos aproxima de Deus e nos faz participar da sua vida.

Na Quaresma, somos chamados a intensificar a nossa vida de oração, dedicando mais tempo e atenção à escuta da Palavra de Deus, à meditação dos mistérios da fé, à participação na liturgia e aos sacramentos, especialmente a Eucaristia e a Reconciliação.

A oração nos ajuda a reconhecer a nossa condição de filhos de Deus, a nos arrepender dos nossos pecados, a pedir o perdão divino e a nos abrir à sua graça. A oração também nos faz mais sensíveis às necessidades dos nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais pobres e sofredores, e nos impulsiona a ser solidários com eles.


O jejum

O jejum é a privação voluntária de algum alimento ou bebida, ou de outra coisa que nos agrada, por amor a Deus e como sinal de conversão. O jejum é uma forma de mortificar o nosso corpo, para que ele não se torne um obstáculo à nossa vida espiritual.

Na Quaresma, somos convidados a jejuar, especialmente nas quartas-feiras de cinzas e nas sextas-feiras da paixão, abstendo-nos de carne ou de outro alimento, conforme a nossa condição de saúde e idade. Mas o jejum não se limita a isso. Podemos também jejuar de outras coisas que nos distraem ou nos afastam de Deus, como o excesso de televisão, de internet, de redes sociais, de fofocas, de críticas, de reclamações, etc.

O jejum nos ajuda a dominar os nossos instintos, a purificar o nosso coração, a fortalecer a nossa vontade, a oferecer a Deus um sacrifício agradável.


A esmola

A esmola é a doação generosa de algum bem material ou espiritual aos necessitados, por amor a Deus e ao próximo. A esmola é uma expressão de caridade, que é a virtude que nos faz amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Na Quaresma, somos convidados a praticar a esmola, dando de forma livre e alegre uma parte do nosso dinheiro, dos nossos bens, do nosso tempo, dos nossos talentos, dos nossos conselhos, dos nossos sorrisos, dos nossos abraços, aos que mais precisam. Podemos também participar de alguma campanha solidária, como a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

A esmola nos ajuda a desapegar-nos dos bens terrenos, que são passageiros, e a investir nos bens celestes, que são eternos. A esmola também nos faz mais semelhantes a Deus, que é rico em misericórdia e generoso em dar. A esmola ainda nos faz mais fraternos, pois nos faz ver no outro um irmão, uma irmã, um filho, uma filha de Deus.


A oração, o jejum e a esmola são as três práticas que nos ajudam a viver bem o tempo quaresmal, preparando-nos para celebrar com alegria e fé a Páscoa do Senhor. Elas nos fazem crescer na graça e na santidade, na comunhão com Deus e com os irmãos, na esperança e na alegria.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Missa no Santuário Nacional de Aparecida marcará abertura da 61ª Assembleia Geral da CNBB

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja temática principal está voltada à realidade da Igreja no Brasil …

DioceseNotícias

Diácono Richard é ordenado presbítero na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas/MG

No dia 06 de abril, na Basílica Nossa Senhora da Saúde, em Poços de Caldas, o Diácono Richard Oliveira foi ordenado presbítero para …

DioceseNotícias

Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Paraguaçu, se reúne para Benção da Nova Capela dedicada a São José

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo se reuniu na noite do dia 18 de março para a Santa Missa e Benção Solene da …

DioceseNotícias

Hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano: confira a letra e partitura

Na última quinta-feira, 28 de março, foi apresentado durante a Missa da Unidade, o hino oficial do Ano Sacerdotal Diocesano. Com a composição …

DioceseNotícias

Coleta para os lugares Santos: saiba por que e como doar

Nesta Sexta-feira Santa, somos convidados a refletir sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. É um dia de profunda espiritualidade, em que …

DioceseNotícias

Dom José Lanza concede ao Diácono Permanente Luiz Sérgio Teixeira o Uso de Ordem

Tendo em vista o povo de Deus e no exercício do seu serviço Episcopal, Dom José Lanza Neto, concede ao Revmo. Diácono Permanente …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!