fbpx

A nova tradução do Missal Romano deverá ser utilizada até o primeiro domingo do Advento deste ano

Por CNBB/ foto: Victória Holzbach/CNBB Sul 3


A Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou, no início deste segundo dia de 60ª Assembleia Geral, 20 de abril, o processo de adaptação da Igreja do Brasil à tradução brasileira da terceira edição do Missal Romano. 


Como foi decidido na última reunião do Conselho Permanente da CNBB, realizada em março, as comunidades de todo país têm até o Advento para começar a utilizar os novos textos nas celebrações da missa.


Dom Edmar explicou que não se trata de um “novo missal” inaugurando uma nova forma de liturgia, como em 1965 pós Concílio Vaticano II, mas a tradução da terceira edição típica do Missal Romano, “o missal pós Concílio Vaticano II, também chamado Missal de Paulo VI”, ressaltou. 

A terceira edição foi promulgada em 2002 por São João Paulo II e revisada em 2008, com o objetivo de incorporar as disposições litúrgicas e canônicas desde a segunda edição típica, de 1975.

“A Igreja é dinâmica”, afirmou dom Edmar, e precisava incorporar essa dinâmica nos textos do missal. Mas o trabalho das conferências não foi apenas inserir coisas novas, ressaltou, mas principalmente revisar a tradução do missal.


Últimas Notícias

DioceseNotícias

Primeira edição da Escola de Fé e Política

Por Padre Renan Brito, assessor diocesano da Promoção Humana Integral A Diocese de Guaxupé tem a honra de convidar você para a Primeira …

DioceseNotícias

Beato Carlo Acutis: O “Influenciador de Deus”

Milagre Reconhecido e Canonização O Vaticano anunciou recentemente (23 de maio de 2023) que o Papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído ao …

DioceseNotícias

Formação da Equipe Diocesana do Apostolado da Oração

No sábado, 18 de maio, em meio ao Ano da Oração proposto pelo Papa Francisco em preparação para o grande Jubileu da Esperança em 2025, foi realizado …

DioceseNotícias

Festa de São Benedito em Poços de Caldas celebra a essência da fé e da cultura

Dentre os dias 1º a 13 de maio ocorreu em Poços de Caldas a maior festa religiosa e cultural de Poços e região. …

DioceseNotícias

Chuvas no Rio Grande do Sul: Um chamado à solidariedade e à ação da Diocese de Guaxupé

As fortes chuvas que aconteceram no Rio Grande do Sul, deixaram inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade.   Mediante as necessidades de nossos …

DioceseNotícias

Diácono Renan Brito é ordenado presbítero na Paróquia São João Batista, em Itamogi/MG

No dia 04 de maio, na Paróquia São João Batista, em Itamogi/MG, o Diácono Renan Brito foi ordenado presbítero para a Diocese de …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!