fbpx

REUNIÃO GERAL DE PASTORAL DIOCESANA 2022

A Assembleia Geral de Pastoral neste ano teve como objetivo revisitar o Plano de Ação Pastoral realizado e aprovado na 5º Assembleia Diocesana. 


Juntamente com os padres e coordenadores dos conselhos paroquiais, os projetos e prioridades de Ação Evangelizadora foram revistos e atualizados de acordo com o tempo presente.


Em 2018, os projetos e as urgências elencadas para a condução das pastorais se destacaram com os seguintes objetivos: Formação Permanente, Vida em Comunidade como duas prioridades; o Projeto Famílias, Juventude, Missão Permanente, Liturgia e Catequese e Promoção humana Integral, como frentes de trabalho.

Todavia, a Igreja, nem a sociedade, estava preparada para a crise pandêmica do Covid-19. Passados os anos de dificuldade e limitações, em 2022, as Comunidades Paroquiais retornaram suas atividades pastorais e sentiram a necessidade de atualizar o 5º Projeto de Ação Pastoral, a fim de trazê-lo para a nova realidade pós-pandêmica.


A sociedade, de forma geral, enfrentou uma crise humanitária profunda, carregada de dramas familiares, prejuízos na educação básica, na saúde pública, na vida de comunidade, na participação e vivência da espiritualidade e pertença às Comunidades Paroquiais.


Neste novo tempo, no qual as cicatrizes e marcas ainda são profundas, as estratégias de ação do Plano Diocesano de Pastoral necessitam levar em consideração o atual cenário social e eclesial


Neste sentido, o fruto da Reunião Anual de Pastoral é justamente trazer um documento atualizado, não um novo Plano de Ação, mas o mesmo caminho, com um ponto de partida e chegada distintos do anterior.

Últimas Notícias

NOTA DE FALECIMENTO

Padre Vitor Aparecido Francisco nasceu em 1970, na cidade de Nova Resende (MG). Ingressou no seminário em 1989. Tinha como lema de

Leia Mais »