fbpx

Formação para o Ministério do Catequista

Atendendo o pedido do Papa Francisco à Igreja no Moto proprio “Antiquum ministerium”, a Catequese da Diocese de Guaxupé iniciou, neste sábado (14), o Itinerário de formação para a administração do ” Ministério do Catequista”. Em nossa Diocese, a prioridade será a formação dos catequistas que já tenham cinco anos de serviço, os quais, segundo as orientações publicadas pela CNBB em dezembro último, devem viver um período formativo de no mínimo seis meses.

Esta formação, ou itinerário, será vivenciada em três momentos: a princípio, foram eleitos cinco catequistas de cada setor pastoral, os quais após serem instituídos em 2023, serão introdutores do mesmo itinerário em seus respectivos setores, porém desta vez com catequistas eleitos pelas paróquias. Estes, uma vez vivida a formação e instituição, serão os introdutores do mesmo itinerário em suas respectivas paróquias.


Neste sábado, o primeiro tema celebrado foi “o ‘ser’ do catequista: o Ministério do Catequista” e a assessoria foi do Pe. José Augusto, da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Poços de Caldas.
Mensalmente, até fevereiro de 2023, o grupo se reunirá para a celebração do itinerário, o qual prevê o término com o retiro espiritual e a celebração do rito de instituição do ministério.

20220514 121713 - Diocese de Guaxupé Formação para o Ministério do Catequista

Últimas Notícias

FormaçãoPapa

“São vícios próprios duma pessoa que sonha ser o centro do mundo” – Catequese do Papa Francisco sobre vícios e virtudes – A inveja e a vanglória

Estimados irmãos e irmãs, bom dia!   Hoje vamos analisar dois vícios capitais que encontramos nos grandes elencos que a tradição espiritual nos …

DioceseNotícias

Coordenadores dos TLC´s se reúnem para momento de formação e espiritualidade

No último sábado (24), os coordenadores dos TLC’s de nossa Diocese, estiveram reunidos para um momento de formação e espiritualidade.   O Encontro …

DioceseNotícias

Dom José Lanza visita Carmelo São José, em Passos/MG

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, Dom José Lanza Neto esteve no Carmelo São José, em Passos/MG, para a preparação da eleição …

DioceseNotícias

Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral de Guaxupé aborda temas importantes para a Igreja

Na manhã do dia 17 de fevereiro, na Cúria Diocesana de Guaxupé, reuniram-se os coordenadores de movimentos, pastorais e padres representantes dos setores, …

FormaçãoPapa

“Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade” – Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024

Queridos irmãos e irmãs!   Quando o nosso Deus Se revela, comunica liberdade: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair …

FormaçãoPapa

“Muitas vezes a raiz de tal preguiça é a acédia, que do grego significa literalmente “falta de cuidado”: Catequese do Papa Francisco sobre “vícios e virtudes” – A acédia

Definição de acédia Entre todos os vícios capitais, há um que muitas vezes passa em silêncio, talvez por causa do seu nome, que …

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!