fbpx

Formação para o Ministério do Catequista

Atendendo o pedido do Papa Francisco à Igreja no Moto proprio “Antiquum ministerium”, a Catequese da Diocese de Guaxupé iniciou, neste sábado (14), o Itinerário de formação para a administração do ” Ministério do Catequista”. Em nossa Diocese, a prioridade será a formação dos catequistas que já tenham cinco anos de serviço, os quais, segundo as orientações publicadas pela CNBB em dezembro último, devem viver um período formativo de no mínimo seis meses.

Esta formação, ou itinerário, será vivenciada em três momentos: a princípio, foram eleitos cinco catequistas de cada setor pastoral, os quais após serem instituídos em 2023, serão introdutores do mesmo itinerário em seus respectivos setores, porém desta vez com catequistas eleitos pelas paróquias. Estes, uma vez vivida a formação e instituição, serão os introdutores do mesmo itinerário em suas respectivas paróquias.


Neste sábado, o primeiro tema celebrado foi “o ‘ser’ do catequista: o Ministério do Catequista” e a assessoria foi do Pe. José Augusto, da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Poços de Caldas.
Mensalmente, até fevereiro de 2023, o grupo se reunirá para a celebração do itinerário, o qual prevê o término com o retiro espiritual e a celebração do rito de instituição do ministério.

Últimas Notícias

0:00
0:00